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segunda-feira, 16 de abril de 2012

Pesquisa mede informatização e uso de ferramentas digitais em micro e pequenas empresas de Maringá Estudo revela dados sobre informatização e uso de mídias digitais por empreendimentos em bairros de Maringá; lançamento do Bairro Empreendedor Digital será nesta segunda, dia 16 O Programa Bairro Empreendedor Digital, uma realização do Sebrae/PR e Prefeitura de Maringá, traçou um ‘raio-x’ da informatização e uso de ferramentas digitais em micro e pequenas empresas dos setores de comércio e serviços instaladas em bairros com densidade empresarial de Maringá. O levantamento, encomendado para embasar as ações do Programa, traz dados relevantes. Ao todo, 1.289 empresários foram ouvidos, durante a pesquisa realizada pelo Cesumar Empresarial, entre 26 de março e 5 de abril deste ano. No total, 67% das empresas maringaenses, fixadas em bairros do município, disseram estar informatizadas e ter acesso à internet. Outras 38% informaram já atuar com website próprio. Oito porcento disseram que oferecem aos clientes a opção de compras eletrônicas e 7% sinalizaram que pretendem utilizar a ferramenta. Apesar de aparentemente positivos, os números revelam que Maringá está abaixo da média nacional. De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 96% das micro e pequenas empresas são informatizadas. Levantamento feito em 2011 pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico - Camara-e.net revela que 54% dos pequenos negócios, no Brasil, utilizam website. E, em relação ao comércio eletrônico, aponta ainda que, apesar de as micro e pequenas empresas representarem 98% dos negócios formais no País, respondem por menos de 20% do comércio realizado pela internet. A expectativa de faturamento do comércio eletrônico para 2012 é de R$ 23,4 bilhões, e o crescimento dos últimos anos foi numa média de 30%. De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Érica Cristina Sanches, os índices de Maringá podem ser considerados preocupantes. “Os dados demonstram a falta de conscientização dos empresários sobre a importância e a oportunidade que, atualmente, representa o comércio eletrônico.” A consultora destaca que muitas empresas, na realidade, têm computador, acesso à internet e utilizam planilha de gestão ou software, mas ainda não aplicam os recursos de TI e internet de forma adequada. “Mostra disso é o baixo número de empresas maringaenses que tem website em relação à quantia que tem acesso à internet.” “Mais do que nunca é necessário incentivar esses empreendedores sobre a importância de oferecerem seus produtos e serviços na grande rede, porque, geralmente, a micro e pequena empresa atende a um bairro ou no máximo uma cidade. Vendendo pela internet, ela passa a abranger um público maior”, destaca. O estudo, realizado pelo Sebrae/PR e Cesumar com o apoio de inúmeras entidades parceiras, demonstra ainda que, para fins empresariais, 78% das empresas utilizam e-mail, 23% atuam no Facebook e 19% anunciam em sites. Quando perguntados sobre quais recursos da internet pretendem começar a utilizar, 19% dos empresários ouvidos responderam e-mail, 36% almejam ter websites, 15% querem atuar no Facebook, e 20% não têm interesse, por não considerarem necessárias as ferramentas digitais. Em relação à Nota Fiscal Eletrônica e ao Emissor de Cupom Fiscal (PAF ECF), 64% das empresas entrevistadas pela pesquisa do Sebrae/PR ainda não utilizam tecnologias específicas para esses fins. Por esse motivo, deixam de cumprir a norma mesmo tendo o conhecimento de tratar-se de uma medida federal obrigatória, e que já está em vigor para a maioria dos segmentos empresariais, porque apenas 1% dos entrevistados afirmou não ter conhecimento sobre os documentos fiscais obrigatórios para os seus negócios. Quanto ao investimento em software de gestão, 39% dos empresários entrevistados dizem que pretendem investir em TI, sendo que 33% visam atender a necessidade de cadastro de clientes, 31% pretendem melhorar o controle de estoque (compras e vendas), 23% querem implantar tecnologia para Nota Fiscal Eletrônica, 19% querem software para gerir contas a pagar e receber, e 10% visam o procedimento de emissão de cupom fiscal. Érica Sanches, do Sebrae/PR, avalia que esses números mostram a importância de os empresários de micro e pequenas empresas do município investirem e atentarem mais para o tema. O estudo T-Index, realizado pela Translated, por exemplo, aponta que, em 2015, o Brasil deve subir para a 4ª posição de países que vendem pela internet. Em 2011, o País estava na 7ª colocação e ficava atrás apenas dos Estados Unidos, Reino Unido, Japão, China, Alemanha e França. Para se ter ideia, a Data Popular aponta que 70% dos usuários brasileiros de Classe C acessam a internet diariamente. A Folha de S. Paulo também divulgou que 23% dos consumidores da Classe C declaram que a internet é a principal fonte de informação, superior as lojas, e 40% citaram que a internet tem melhores preços para a compra. “Com o desenvolvimento do País, essa classe social é emergente e merece atenção”, explana a consultora do Sebrae/PR. Diante disso, a tendência, segundo Érica Sanches, é que o mercado valorize cada vez mais o universo digital. “Aqueles que se conscientizarem e buscarem o aperfeiçoamento por meio de software de gestão especializado e as oportunidades que oferece o mercado digital, certamente, se tornarão mais competitivos e caminharão rumo ao crescimento”, alerta. A consultora do Sebrae/PR acrescenta ainda que a pesquisa do Bairro Empreendedor Digital será utilizada para direcionar as ações do Programa, e também para orientar o planejamento de ações futuras. “Durante o Programa, queremos desmistificar o conceito de que só grandes empresas conseguem vender pela internet, mostrar que o e-commerce é uma decisão estratégica e não financeira, e que há ferramentas, como o Google ADwords, que têm baixo custo e que podem ser utilizadas para aumentar a divulgação da empresa na internet”, afirma Érica Sanches, citando temas da edição 2012 do Bairro Empreendedor Digital. Lançamento O Programa Bairro Empreendedor Digital será lançado nesta segunda-feira, dia 16, às 19 horas, no Teatro Marista. As atividades estão programadas para acontecer de abril a julho e permitirão, aos empresários, o acesso gratuito a uma diversidade de soluções e capacitações. Inscrições devem ser feitas pela Central de Relacionamento do Sebrae/PR, no 0800 570 0800. Em Maringá, o escritório do Sebrae/PR fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116, telefone (44) 3220-3474. Mais informações podem ser acessadas nas redes sociais: facebook.com/BairroEmpreendedor; BairroEmpreendedor.wordpress.com e twitter/BairroEmpreende. O Programa Bairro Empreendedor Digital conta com o apoio da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Fampepar), Sistema Fecomércio/PR, APL de Software de Maringá, Software by Maringá, Sindicato das Empresas de Tecnologia da Informação de Maringá (Sind-TI), Cesumar, Associação das Micro e Pequenas Empresas de Maringá e Região (Ampec-Micromar), Sindicato do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar) e Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). Sobre o Sebrae/PR O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças. Informações para a imprensa: Savannah Comunicação Integrada - empresa licitada do Sebrae/PR Jaqueline Gluck (41) 3035-5669 ou (41) 9602-7541 Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Graziela Castilho (44) 9904-3535 - jornalismomaringa@savannah.com.br Leandro Donatti – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

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