Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de abril de 2012

Sebrae/PR e Prefeitura Municipal lançam o Bairro Empreendedor Digital Seminário de abertura reuniu cerca de 900 empresários em Maringá; Programa oferece um conjunto de soluções com foco em promover a inclusão digital e a informatização O Sebrae/PR e a Prefeitura Municipal lançaram nesta segunda-feira, dia 16, em Maringá, no noroeste do Paraná, o Bairro Empreendedor Digital. O evento reuniu cerca de 900 pessoas, entre autoridades, representantes de entidades parceiras, empreendedores e empresários, e registrou o início das ações do Programa, que seguem até julho. Na primeira etapa, de 16 a 27 de abril, serão realizados 22 eventos coletivos. Dentre eles, palestras, workshops, clínicas tecnológicas e plantão nos laboratórios de Tecnologia da Informação (TI) do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), destinados a empresários que queiram orientação sobre como criar blog, Twitter, Facebook e outros. Após os eventos coletivos, também estão programadas consultorias especializadas para diagnósticos na área de tecnologias digitais. E, se houver interesse dos empresários em adquirir softwares, estes poderão participar de uma rodada de negócios, que deve aproximar empresas de bairros das empresas do APL de Software de Maringá e Região. Ao todo, o Programa terá duração de quatro meses. Jefferson Nogaroli, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, destacou, durante o evento, que “sorte” na vida profissional ou no empreendedorismo nada mais é do que o resultado da combinação de preparação e aproveitamento de oportunidades. “O Sebrae/PR está fazendo um grande investimento em capacitação para oferecer preparação e oportunidades para vocês, empresários maringaenses”, frisou. O diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, também compareceu ao evento e destacou que o objetivo do Bairro Empreendedor Digital é promover a inclusão digital e a informatização por meio do acesso às Tecnologias da Informação (TI). “O comércio eletrônico cresce aproximadamente 30% ao ano, com expectativa de faturamento para 2012 de R$ 23,4 bilhões, sendo que 20% dessa fatia ficam para as micro e pequenas empresas. Se quiserem crescer, os empresários terão de se adaptar, porque essa é uma tendência que veio para ficar”, comentou Julio Agostini. O prefeito em exercício, Roberto Pupin, afirma que a Prefeitura de Maringá valoriza as parcerias com a finalidade de promover melhorias para as micro e pequenas empresas e gerar emprego e renda. “Temos o dever de auxiliar os empresários com capacitações e, por meio do Bairro Empreendedor, esperamos mudar o eixo comercial do município, fazendo com que as pessoas não precisem, necessariamente, ir ao centro para serem atendidas”, completou. Na ocasião, a diretora de canais da International Business Machines (IBM), Estela Bernardes, ministrou uma apresentação sobre inovação e tendências de tecnologia. Em seguida, Conrado Adolpho, consultor e palestrante internacional nas áreas de marketing digital e estratégias de negócios em ambiente online, palestrou sobre “Marketing Digital para o Mundo Real”. Realidade desafiante Conrado Adolpho esclareceu que embora o marketing digital é feito no ambiente online, a atividade é voltada para pessoas, para o mundo real. “Inclusive, muitas das ferramentas para o marketing digital são gratuitas e, por isso, é preciso desmistificar essa ideia de que só grandes empresas podem atuar no comércio eletrônico”, acrescentou o palestrante. Na abordagem, o especialista também enfatizou que as tecnologias derrubam as barreiras geográficas, garantindo mais oportunidades. “Agora, as estratégias ficaram mais complexas porque interligam o mundo real e virtual, obtendo abrangência e propagação além das fronteiras do município. É uma realidade desafiante, mas acessível”, afirmou. Érica Cristina Sanches, consultora do Sebrae/PR em Maringá e gestora de projetos de Tecnologia da Informação (TI) e Software, afirmou que o evento atingiu os objetivos esperados no sentido de sensibilizar os empresários quanto a importância dos novas ferramentas tecnológicas e também para desmistificar a ideia de que o mercado digital só pode ser praticado por grandes empresas. “A expectativa é de que os empresários continuem sendo participativos em toda a programação, que será oferecida gratuitamente e vai abordar temas que desdobrarão, passo a passo, os conceitos gerais que tivemos a oportunidade de conhecer durante o evento de lançamento”, reforçou. O Programa Bairro Empreendedor Digital conta com o apoio Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Fampepar), Sistema Fecomércio/PR, Arranjo Produtivo Local (APL) de Software de Maringá, Software by Maringá, Sindicato das Empresas de Tecnologia da Informação de Maringá (Sind-TI), Cesumar, Associação das Micro e Pequenas Empresas de Maringá e Região (Ampec-Micromar), Sindicato do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar) e Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). A inscrição é gratuita e pode ser feita por meio da Central de Relacionamento do Sebrae/PR, no 0800 570 0800. Em Maringá, a entidade fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116, no (44) 3220-3474. Mais informações podem ser acessadas nas redes sociais: facebook.com/BairroEmpreendedor; BairroEmpreendedor.wordpress.com; twitter/BairroEmpreende. Sobre o Sebrae/PR O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças. Informações para a imprensa: Savannah Comunicação Integrada - empresa licitada do Sebrae/PR Jaqueline Gluck (41) 3035 5669 ou (41) 9602 7541 Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Graziela Castilho (44) 9904-3535 - jornalismomaringa@savannah.com.br Leandro Donatti – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

Nenhum comentário:

Postar um comentário