Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Data: 30/03/2012

Prefeito fala sobre Maringá e projetos futuros durante encontro nacional de sindicatos imobiliários e de construção

Assessoria de Comunicação


Prefeito Silvio Barros foi convidado para falar sobre Maringá durante reunião da Comissão da Indústria Imobiliária e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção
Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
O prefeito Silvio Barros participou nesta sexta-feira (30) da reunião da Comissão da Indústria Imobiliária e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, realizada no Hotel Bristol e pela primeira vez fora de uma capital. Participaram representantes de sindicatos da construção e do setor imobiliário de todo o país.
Silvio Barros foi convidado para fazer uma apresentação da cidade e aproveitou a oportunidade para falar de como a Maringá vem se transformando numa das melhores cidades do país para viver. “Nossa cidade tem características interessantes, a primeira é que foi totalmente planejada, nascendo em um papel e sendo projetada para ser cidade pólo. Hoje somos cidade pólo para dois milhões de habitantes, somos referências no setor de confecções e na área de negócios. Temos evoluído muito, mantendo o planejamento”.
O prefeito fez um relato completo da atual situação do município que tem Índice de Desenvolvimento Humano de 0,84; 100% de domicílios com água encanada; mais de 95% de rede de esgoto; 50ª cidade em potencial de consumo do Brasil e 3ª do Paraná; 95% da malha viária pavimentada que inclui galerias e drenagem. “Até o final do ano vamos chegar a 98% de toda a cidade com pavimentação asfáltica”, destaca Silvio.
Foram pontuados também pelo prefeito a precoupação com a sustentabilidade econômica; a expansão do setor educacional que transforma Maringá em referência através das universidades e grande oferta de cursos; e a participação da sociedade que “participa, desenvole e elabora projetos em parceria com o Poder Público para o desenvolvimento de Maringá”, disse elogiando o comprometimento e parceria da sociedade civil organizada.
Projetos transformadores
O prefeito Silvio Barros enumerou alguns projetos em andamento e outros já concluídos que estão transformando a cidade e levando qualidade de vida aos maringaenses, entre eles o rebaixamento da linha férrea e a implantação da via expressa entre as avenidas Tuiuti e 19 de Dezembro; as Academias da Terceira Idade; o plantio de flores nos canteiros de algumas avenidas; a Vila Olímpica; a implantação dos binários; o Contorno Norte; a escola em tempo integral; a internacionalização do aeroporto; a transparência na gestão e a gestão fiscal responsável.
O prefeito destacou a preocupação com a educação de qualidade e a gestão fiscal responsável. “Implantamos o ensino integral em 21 escolas, atendendo mais de 3,4 mil alunos e as crianças aprovam”, afirmou Silvio Barros, lembrando que assumiu a administração em 2005 com um déficit de R$ 45 milhões e fechou as contas de 2011 com superávit de R$ 24 milhões. “Hoje Maringá investe mais que as outras três principais cidades do Paraná juntas. Por isso, de acordo com o Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro -Firjan, somos o 1º município do Estado em qualidade de gestão fiscal e o 8º no país”, informou.
Outro destaque citado pelo prefeito foi o plantio de flores e o trabalho de jardinagem dos canteiros das avenidas. “São atitudes simples, que exigem apenas a vontade de fazer, e que reflete nas pessoas, que elogiam as flores quando nos encontram”,, disse Silvio Barros, explicando também o “FIB, ou Felicidade Interna Bruta”, um conceito de desenvolvimento social criado em contrapartida ao PIB – Produto Interno Bruto. O FIB de Maringá é considerado elevado graças a uma série de fatores que mostram a qualidade de vida da população.

Centro Cívico
O prefeito também apresentou o novo projeto Centro Cívico e mostrou um mapa da zona urbana, comparando a área do antigo aeroporto que tem praticamente o mesmo tamanho do quadrilátero entre as avenidas São Paulo e Paraná e entre a praça da Catedral e a Vila Olímpica. “Uma área privilegiada e um projeto inovador, inédito no Brasil”.
O projeto realizado em parceria com a iniciativa privada foi apresentado ao Patrimônio da União, que tem a posse de parte da área do antigo aeroporto. “Os principais técnicos do órgão afirmaram a disposição de apoiar o projeto, até mesmo por ser um privilégio para eles contribuírem na realização de um empreendimento deste nível”, adiantou o prefeito. Finalizando, Silvio Barros ressaltou o trabalho da equipe de administração, que tem trabalhado pela melhoria da qualidade de vida da população.
O presidente da Comissão da Indústria Imobiliária, João Crestana, elogiou a cidade, os avanços e os projetos para um futuro ainda melhor. “Foi uma excelente apresentação, que certamente nos deixa uma bela mensagem para nossos municípios, com a certeza que podemos ter bons administradores e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, finalizou parabenizando o prefeito pela administração pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário