O Centro de Referência da Assistência Social entrou em funcionamento no dia 07/12/09
O CRAS é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).É oferecido à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros). Principalmente as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Tem como foco de trabalho principal a família, buscando promover a proteção e a socialização de seus membros. O maior desafio é fazer com que estas famílias se capacitem e possam ser inseridas no mercado de trabalho, elevando a auto-estima, incentivando seu potencial e a auto-sustentabilidade.
Essas foram algumas informações colhidas nesta quarta-feira, 27 de janeiro, quando entrevistamos a Assistente Social Kátia Cataline Malheiro. Confira os principais trechos:
1. O que é o CRAS?
É o Centro de Referência de Assistência Social. O CRAS é um equipamento da Política de Assistência Social. É a “porta de entrada” para o atendimento dos usuários e das famílias. É aqui que o cidadão é inserido no Programa Bolsa Família e em outros programas de transferência de renda, em atividades de convivência comunitária e em projetos de qualificação profissional e outras ações sócio-educativas.
2. Quais as pessoas que são atendidas no CRAS?
Todos os usuários do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, ou seja, a população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza. Principalmente as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
3. Quais as ações que são desenvolvidas pelo CRAS?
Desenvolvemos entrevistas, reuniões de acolhida, escuta qualificada, visitas domiciliares, palestras direcionadas às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, grupos de convivência para famílias e seus membros, ações de capacitação e de inserção produtiva, campanhas socioeducativas, encaminhamento e acompanhamento de famílias e seus membros, reuniões e ações comunitárias, deslocamento da equipe para atendimento de famílias moradoras dos distritos e bairros distantes do CRAS, entre outras ações.
4. No Centro as pessoas encontram informações acerca dos programas sociais?
Sim. Oferecemos acompanhamento completo do Programa “Leite das Crianças”, do Governo Estadual; Programa “Luz Fraterna”, do Governo Estadual; e Programa “Bolsa Família”, do Governo Federal.
Deveremos estar iniciando também, em breve, cursos esporádicos em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Paraná, abrangendo temas como: Controle do Orçamento Familiar; 5.Família e Qualidade de Vida: (Mulheres, Casais e Idosos); Gestão de Pessoas; Artesanato; Grupo Socioeducativo; Grupo de Convivência e Grupo Psicoterapêutico.
6. Quais profissionais formam a equipe técnica do CRAS?
Atualmente contamos com 4 profissionais. A Psicóloga Adriana; a Coordenadora do Bolsa Família, Ilma; a Auxiliar Administrativo, Isabel; e eu, a Assistente Social Kátia.
7. Onde localiza-se o CRAS?
Estamos atendendo na Rua Cypriano Parpinelli, nº. 728, no centro de Marialva. No mesmo prédio onde está instalado o PETI, na parte inferior do mesmo.
8. Qual o horário de atendimento?
É de segunda à sexta-feira, das 08:00 ás 11:30 e das 13:30 ás 17:00. Estamos sempre à disposição.
Maiores Informações: (44) 3232 4328 / 3232 5304.
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Marialva
Everton Alves / José Roberto Vares
(44) 3232 8354
(44) 8806 6510
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