Recordista mundial dos 50 m e 100 m livre, o brasileiro César Cielo foi absolvido nesta quinta-feira pelo CAS (Corte Arbitral do Esporte) por ter sido pego no exame antidoping pelo uso da substância furosemida.
O anúncio da absolvição aconteceu nesta quinta-feira, um dia após o atleta prestar esclarecimentos ao CAS durante audiência realizada em Xangai, na China.
Com a absolvição, Cielo vai poder disputar o Mundial de esportes aquáticos, que está sendo realizada em Xangai, na China. Assim, o brasileiro compete logo no primeiro dia da natação (24) nas provas de 50 m borboleta e no revezamento 4x100 m livre.
Além de Cielo, Nicholas Santos e Henrique Barbosa, que também testaram positivo para a substância furosemida durante o Troféu Maria Lenk, também foram absolvidos pelo CAS. Já Vinícius Waked, que é reincidente em caso de doping, foi suspenso por um ano.
Apesar da absolvição, Henrique Barbosa e Nicholas Santos estão fora do Mundial. Como foram foram flagrados em exame antidoping em maio durante o Troféu Maria Lenk, os dois foram advertidos pela CBDA e perderam todos os resultados da competição nacional.
Os quatro nadadores, que prestaram esclarecimentos sobre o caso de doping na última quarta-feira ao CAS, alegam ter usado um suplemento contaminado produzido por uma farmácia de Santa Bárbara d'Oeste (SP) e foram apenas advertidos pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) no início do mês.
A Fina (Federação Internacional de Natação) discordou da sentença da entidade brasileira e recorreu ao CAS. Houve aceleração no processo para que o julgamento ocorresse antes do Mundial, na China, onde Cielo está.
Nenhum comentário:
Postar um comentário