Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Marketing Sensorial é aliado de empresários do comércio

Tema é uma das atrações do Fórum Varejo em Revolução, que acontece de 18 a 22 de julho, em Maringá; inscrições podem ser feitas no Sebrae/PR e Sivamar
A abordagem estratégica dos cinco sentidos humanos no varejo é um dos temas da segunda edição do Fórum Varejo em Revolução, que acontece em Maringá, de 18 a 22 de julho. Para falar sobre o assunto, bastante atual, o Sebrae/PR, o Sindicato do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar) e o Sistema Fecomércio/PR, realizadores do evento, convidam a especialista Heloísa Omine, que falará aos empresários do município no dia 18 de julho, a partir das 19h30, no Auditório do Sebrae/PR em Maringá.
Publicitária, Heloísa Omine é mestranda em Moda e Design pela Universidade Anhembi Morumbi e especialista em Visual Merchandising pelo Fashion Institute of Technology - Nova York University (FIT). Sócia-diretora da 6D Retail, empresa do Grupo Ideas2Go, que atende empresas como Banco do Brasil, Sansung, Azaleia, Olympicus, Flamengo, Rebook e Vivo, Heloísa Omine também atua como professora em cursos de pós-graduação em Comunicação.
Ela explica que o Marketing Sensorial alia identidade de marca e atmosfera de compra ao compor estratégias estruturadas nos cinco sentidos humanos, integrados ao ambiente de compra. “Um exemplo é o som em uma loja, que muitas vezes é percebido como trilha sonora, atraindo e convidando o consumidor para a compra”, explica a publicitária, que ministrará a palestra “Marketing Sensorial: Explorando os Sentidos e as Emoções do Consumidor”.
O Varejo em Revolução é um evento que traz, para Maringá, palestras e workshops com temas relevantes para empresários e colaboradores do setor. A iniciativa tem o apoio da Câmara da Mulher Empreendedora.
Heloísa Omine esclarece que, de modo geral, o varejo já tem trabalhado com Marketing Sensorial por meio de cores, comunicação visual e iluminação intimista, que proporciona conforto e bem-estar. “Os empresários também adotam a música, principalmente no varejo de moda jovem. Já o aroma reconfortante é utilizado por algumas redes, principalmente em shoppings, mas ainda é uma ferramenta recente e que pode ser mais explorada”, afirma.
O resultado desse trabalho, destaca a especialista, é a permanência do consumidor na loja e a maior possibilidade de efetivação de compra por causa do ambiente agradável e aconchegante para o consumo. “Além disso, as estratégias sensoriais favorecem a manutenção da relação do cliente com a marca e com a loja, mas, para isso, é necessário consistência na identidade da marca, na proposta da loja e no conhecimento do consumidor com quem se quer relacionar”, complementa Heloísa Omine.
O consultor do Sebrae/PR em Maringá, Marcelo Wolff, diz que é cada vez maior a disseminação de técnicas de venda e os empresários do comércio varejista, sobretudo de pequenos empreendimentos, devem estar atentos a oportunidade de conhecê-las e aplicá-las. "A palestra de Heloísa Omine, durante o Varejo em Revolução, é uma excelente oportunidade de ampliação dos conhecimentos de gestão moderna do seu negócio", afirma o consultor.
Programação
Para analisar e discutir as tendências de mercado do comércio, o Varejo em Revolução oferece sete palestras e três workshops, em Campo Mourão.
Além do tema “Marketing Sensorial: Explorando os Sentidos e as Emoções do Consumidor”, o evento vai abordar: "Cenários e Tendências para o Setor do Comércio" (19 de julho, às 19h30, com Osmar Dalquano Junior); “E-commerce: Como Vender com Sucesso pela Internet” (19 de julho, com Dailton Filipini, depois da palestra "Cenários e Tendências para o Setor do Comércio"); “O Comportamento do Consumidor do Varejo” (20 de julho, às 19h30, com Francisco Giovanni David Vieira); “Usando Tecnologia no Varejo para Vender Mais e Melhor” (20 de julho, com Dagoberto Hajjar, depois de "O Comportamento do Consumidor do Varejo"); e "Vendas - Excelência em Ação (22 de julho, às 19h30, com Aly Baddauhy Junior).
Já os workshops, que começam a partir do segundo dia de Fórum, das 9 às 11 horas, até o dia 21 de julho, serão realizados no escritório do Sebrae/PR. A ação consiste em consultorias coletivas que discutirão e aprofundarão o tema da palestra da noite anterior.
Mais informações sobre a programação e inscrições devem ser obtidas no escritório do Sebrae/PR em Maringá, na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116, zona 7. Ou pelo 0800 570 0800, do Sebrae/PR, ou (44) 3026-4444, do Sivamar.
Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios e aos empreendedores interessados em abrir micro e pequenas empresas. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No  Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do  atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.
Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Integrada - empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck (41) 3035 5669 ou (41) 9602 7541
Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Graziela Castilho
(44) 9904-3535 - jornalismomaringa@savannah.com.br

Leandro Donatti –  Jornalista do Sebrae/PR –  (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

Nenhum comentário:

Postar um comentário