O deputado estadual Enio Verri (PT) participou em Brasília, nesta quarta e quinta-feira (2), de reuniões com o ministro de Ciência e Tecnlogia, Aloizio Mercadante e a secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto. Verri esteve acompanhado dos prefeitos Fernando Brambilla (PMDB), de Santa Fé, e Gilmar Ferreira (PMDB), de Munhoz de Mello, presidente e vice-presidente da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense).
O objetivo da visita do grupo foi apresentar a Mercadante e Pupatto um projeto da Amusep para a implantação do programa Cidades Digitais, do governo federal, nos municípios da associação.
De acordo com Verri, o ministro e a secretária se supreenderam com o projeto e manifestaram apoio à proposta. “Ontem nos reunimos com Mercadante. Ele disse que este é o primeiro projeto que o ministério recebe que envolve um grande número de cidades e que inclusive poderá ser utilizado como modelo.”
Durante a reunião, o ministro encaminhou o projeto ao secretário de Inclusão Digital do ministério de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio de Oliveira, que será responsável por fazer a avaliação técnica. “Somente depois de aprovados os critérios técnicos é que será discutida a questão do financiamento. A expectativa é que a partir de outubro tenhamos a aprovação”, disse Verri.
Nesta quinta-feira, o deputado e os prefeitos se reuniram com Pupatto. Segundo Verri, a secretária do MiniCom elogiou o projeto e colocou sua equipe à disposição para acompanhar o processo de aprovação técnica. “A Lygia conhece as demandas da nossa região, ficou particularmente contente com a qualidade do projeto da Amusep. Ela também destacou a importância de buscarmos o apoio do governo do estado para a execução da ideia.”
De acordo com o deputado, a expectativa é bastante positiva. “Estamos otimistas, foi um ótimo primeiro passo. Vamos acompanhar e fazer o possível para que o projeto seja aprovado em todas as etapas. A implantação do programa Cidades Digitais seria um avanço enorme para os municípios da nossa região”.
O vereador de Santa Fé, Reginaldo Thenan (PSDC), também acompanhou as agendas.
Cidades Digitais – O programa do governo federal prevê a instalação de internet banda larga sem fio nas cidades para atender órgãos públicos municipais, estaduais e federais, bem como escolas, bibliotecas, telecentros, pontos de cultura, postos de saúde, hospitais, delegacias etc. O projeto não leva sinal de internet gratuita às residências. A população pode ter acesso gratuito em espaços abertos chamados “praças digitais”.
Fotos: Lecino Filho
-----------------------------------------------------------------------------
Assessoria de Imprensa Enio Verri
Renato Sordi 41 9216-7555
Nenhum comentário:
Postar um comentário