Doses estarão disponíveis até a próxima sexta-feira, 20
Foi prorrogada a campanha de vacinação contra a gripe para idosos, gestantes e crianças de seis a dois anos incompletos. A campanha seria concluída na última quinta-feira (12), mas foi prorrogada por recomendação da Secretaria de Estado da Saúde para ampliar o público imunizado.
Até a próxima sexta-feira, 20 de maio, as doses estão sendo disponibilizadas em todas as Unidades de Saúde do município e no Pronto Atendimento Municipal.
“Já que existe uma parte da população-alvo que ainda não está protegida e há vacinas disponíveis, vamos dar continuidade à ação. Temos condições de imunizar todo esse público”, disse a Secretária de Saúde de Marialva, Dulcinéia Pierini.
Até as 08:30 horas de hoje, em Marialva, 93% dos idosos, 101% das crianças de seis meses a dois anos incompletos e 58% das gestantes, foram imunizados.
A DOENÇA
A gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou respirar. Outra forma é a indireta,pelas mãos, que após contatos com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.
De acordo com a Secretária de Saúde, a doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. “Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia. É importante que todos os grupos que estão inseridos nas normas do Ministério da Saúde da campanha deste ano, procurem um posto de saúde mais próximo de sua residência para se vacinarem”, afirma.
Maiores informações: (44) 3232 8354.
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Marialva
Everton Alves / José Roberto Vares
(44) 3232 8354
(44) 8811 0697
Nenhum comentário:
Postar um comentário