Empresários e profissionais da área de moda e design da região de Maringá e Cianorte poderão participar de lançamento e workshop do Diário de Inspirações, publicação Senai-Cetiqt e Sebrae
Considerados como referência nacional no setor de confecção atacadista, os municípios de Maringá e Cianorte, no noroeste do Paraná, sediam, neste mês, o lançamento do Diário de Inspirações para o Design de Moda Primavera Verão 2012 e o Workshop Laboratório de Criativação. Os eventos são indicados para empresários, estudantes e profissionais do setor que estejam interessados em conhecer as tendências para a coleção Primavera/Verão 2012.
O lançamento do Diário de Inspirações, publicação Senai-Cetiqt em parceria com o Sebrae Nacional, está marcado, em Maringá, para a próxima segunda-feira, dia 16, a partir das 19 horas, no Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest), que fica na Avenida Rebouças, nº 140, telefone (44) 3026-3379. Já em Cianorte, a palestra de lançamento da publicação será realizada no dia 23 de maio, a partir das 19h30, no Sindicato da Indústria do Vestuário de Cianorte (Sinvest), situado na Rua Quatro, nº 101, Parque Industrial, telefone (44) 3629-1957.
Após o lançamento, será a vez do Workshop Laboratório de Criativação, que terá duas turmas em Maringá, nos dias 17, 18 e 19 de maio. Em Cianorte, também serão disponibilizadas vagas para que duas turmas participem do Laboratório de Criativação, nos dias 24, 25 e 26 de maio. Nos dois municípios da região noroeste, a consultora de Estratégia e Negócio de Moda do Senai-Cetiqt, Soraya Giatto, conduzirá os trabalhos.
A iniciativa conta com o apoio do Sindvest, Sinvest e Arranjo Produtivo Local (APL) do Vestuário de Maringá e Cianorte. Interessados em participar tanto do evento de lançamento quanto do workshop podem confirmar presença na Central de Relacionamento do Sebrae/PR, pelo 0800 570 0800. Mais informações também podem ser obtidas no Sebrae/PR em Maringá, pelo telefone (44) 3220-3474.
De acordo com a coordenadora estadual do setor de Vestuário do Sebrae/PR, Carla Werkhauser, o material do Diário de Inspirações já se transformou em uma referência por dialogar com as tendências do setor. “A publicação traz informações sobre design, perfis culturais e comportamentais dos consumidores, referências que são decisivas para ajudar a tornar as coleções, produzidas por pequenas empresas, mais assertivas e competitivas no mercado”, explica Carla Werkhauser.
As análises são construídas a partir da pesquisa de macrotendências comportamentais e da prospecção de cenários futuros, nas diversas áreas transversais à moda, expressas por cenas ou interação dos personagens com os cenários. “Hoje, o empresário precisa conhecer não só as tendências de moda, mas principalmente o perfil do seu cliente, o que ele privilegia e em qual contexto social ele está inserido", observa a coordenadora.
Construção da moda
O Laboratório de Criativação orienta e auxilia na definição de estratégias para o desenvolvimento de produtos de moda e coleções, a partir da análise e da interpretação das informações e das múltiplas referências do Diário de Inspirações, como ferramentas versáteis de apoio ao processo criativo.
Segundo o consultor do Sebrae/PR e responsável pelas ações desenvolvidas pela entidade para o setor do vestuário no noroeste do Estado, Élvio Saito, tanto a publicação quanto o conjunto de ações possibilitam a ampliação da visão dos empresários de pequenas confecções sobre a importância da interpretação do ambiente.
“É preciso ir além da visão tradicional, que toma apenas referências como as estações do ano, idade e classe social. Hoje, o mercado da moda engloba os perfis culturais do comportamento do consumidor, e isso é tendência mundial”, enfatiza Élvio Saito.
Com base em valores, atitudes e estilo de vida dos consumidores, o consultor do Sebrae/PR explica que os empresários precisam saber analisar e definir o público-alvo que almejam atender. “A partir dessa definição, é possível cria uma coleção que garanta até mesmo a longevidade da indústria por satisfazer um perfil de consumidor e não apenas uma faixa etária”, assinala.
Para a consultora Soraya Giatto, o Diário de Inspirações e o Laboratório de Criativação representam uma oportunidade para provocar o empresário a reconhecer na produção de suas coleções uma estratégia de mercado. “É uma nova forma de olhar e abrir a mente. Muitas vezes, até um corte diferente para o mesmo tecido pode criar uma nova perspectiva”, avalia Soraya Giatto.
Os eventos de lançamento e workshop percorrerão diversas cidades no Paraná. O circuito começou na primeira quinzena de abril em Apucarana e Londrina, na região norte, e, na sequência, também foi realizado em Terra Roxa, na região oeste. Em maio, o workshop passou por Imbituva, no centro-sul, e, em Curitiba, acontece em 12 e 13. Além de Maringá e Cianorte, os eventos também serão realizados na região sudoeste do Estado, em que a apresentação do material está prevista para o final de maio e início de junho.
Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios e aos empreendedores interessados em abrir micro e pequenas empresas. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.
Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Integrada - empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck (41) 3035 5669 ou (41) 9602 7541
Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Graziela Castilho
(44) 9904-3535 - jornalismomaringa@savannah.com.br
Leandro Donatti – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754
Jaqueline Gluck (41) 3035 5669 ou (41) 9602 7541
Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Graziela Castilho
(44) 9904-3535 - jornalismomaringa@savannah.com.br
Leandro Donatti – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754
Nenhum comentário:
Postar um comentário