Pesquisar este blog

domingo, 3 de junho de 2012

Avião com 153 passageiros cai na Nigéria; não há sobreviventes


Um avião transportando 153 passageiros caiu neste domingo em um bairro de Lagos, capital econômica da Nigéria, chocando-se com um edifício de dois andares, sem que sobreviventes tenham sido encontrados pelos serviços de emergência.
"Supomos que estejam mortos", disse à AFP Tunji Oketunbi, porta-voz do escritório de investigação de acidentes, referindo-se às pessoas que estavam a bordo do avião.
O porta-voz completou que o número definitivo de vítimas será dado apenas "quando se completarem as buscas e as tarefas de resgate".
Harold Demuren, diretor da aviação civil, declarou anteriormente à AFP: "não encontramos sobreviventes por enquanto".
Também consideram a possibilidade de mortes entre os moradores do bairro no qual o avião caiu, segundo uma fonte dos serviços de emergência. Em um dos edifícios danificados foram encontrados cerca de 10 cadáveres carbonizados.
Um porta-voz da companhia aérea Dana, que operava o voo procedente da capital federal Abuja, disse que havia 147 passageiros a bordo e seis membros da tripulação.
Até o momento não são cnohecidas as causas do acidente da aeronave, um Boeing MD83, mas a caixa-preta foi encontrada e entregue à polícia.
O presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, "decretou um período de luto nacional de três dias para todos aqueles que perderam a vida na queda do avião da (companhia aérea) Dana em Lagos", indica um comunicado da Presidência.
Segundo o porta-voz da polícia do estado de Lagos, Joseph Jaiyeoba, o avião caiu no bairro de Iju, norte, perto do aeroporto internacional dessa cidade de quase 15 milhões de habitantes.
O avião chocou-se contra um prédio no qual, segundo vizinhos, havia uma igreja, um comércio e um edifício residencial de dois andares.
A aeronave "voou muito baixo durante cinco minutos com um barulho infernal, e se chocou em uma região residencial (...). E logo se incendiou", contou à AFP uma testemunha.
Outro morador da região, Tunji Dawodu, afirmou que "acabava de sair da igreja às 15h30 quando escutei um ruído muito forte. Pensei que era uma explosão". "Depois vi uma labareda enorme no edifício contra o qual o avião se chocou", completou.
Segundo outros moradores, o avião caiu de nariz sobre as casas. Diversos destroços, entre os quais uma ala desprendida da cabine, podiam ser vistos no local da catástrofe.
A parte de trás do avião, arrancada do restante da aeronave, estava em meio aos escombros de casas incendiadas, junto a um reator metálico destruído. Nos arredores havia vários veículos queimados.
"Posso confirmar que um de nossos aviões caiu hoje na periferia de Lagos", declarou à AFP um porta-voz da Dana Air, Tony Usidamen. "Perdemos o contato com o avião. Vamos publicar um comunicado", declarou.
A companhia aérea Dana Air, que tem boa reputação no mercado local, iniciou suas atividades em novembro de 2008 e é hoje uma das principais companhias nigerianas, com uma frota de aviões MD83, segundo seu site.
Seus aviões voam diariamente pelas cidades de Abuja, Calabar, Lagos, Porto Harcourt e Uyo, com até 27 voos diários.
No sábado à noite, um avião de carga nigeriano errou sua aterrissagem no aeropoerto internacional de Accra, a capital de Gana, e se chocou com um micro-ônibus e matou 10 ocupantes do veículo.
Os quatro membros da tripulação, entre eles os dois pilotos do Boeing 727 da companhia Allied Air proveniente de Lagos, sobreviveram ao acidente.
Desde 1992, ano em que ocorreu um acidente com um avião de transporte militar nigeriano perto de Lagos, causando a morte de 158 pessoas, o país sofreu seis catástrofes aéreas de envergadura que deixaram cada uma de 100 a 150 mortos.
Um avião com 153 pessoas a bordo caiu neste domingo em uma zona residencial de Lagos, maior cidade da Nigéria. Por enquanto, não há registros de sobreviventes. Duração: 00:00:31

Nenhum comentário:

Postar um comentário