São Paulo pretende reduzir em 20% as emissões de dióxido de carbono até 2020. Esse foi um dos assuntos apresentados hoje (18) pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado durante audiência pública regional, realizada na capital paulista, da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC). Senadores e deputados federais que participaram do evento também discutiram as causas e consequências das mudanças no clima relacionadas às grandes cidades.
O senador Sérgio Souza (PMDB/PR) coordenou os trabalhos da audiência pública, que contou com a participação do secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, do relator da CMMC, deputado Márcio Macedo (PT/SE), do deputado Mendes Thame (PSDB/SP) e do senador Eduardo Suplicy (PT/S). “Com essas audiências fora do Congresso Nacional verificamos in loco quais ações têm sido feitas efetivamente para minimizar os impactos nas mudanças climáticas. Em todas elas, percebemos a necessidade de cuidarmos do nosso planeta. Isso deve ser feito o quanto antes para minimizar os efeitos no meio ambiente”, afirmou Sérgio Souza.
Para falar sobre o tema “Cidades e Centros Urbanos” no âmbito das Mudanças Climáticas foram convidados Josilene Banzinni Ferri, diretora da Diretoria de Avaliação e Impacto Ambiental (CESTESB), e Oswaldo Lucon, assessor especial de Mudanças Climáticas (SMA).
Na primeira parte da audiência, Josilene apresentou o trabalho e ações do Estado de SP relacionados às mudanças climáticas. Foi apresentado um inventário com essas ações, utilizando os mesmos parâmetros do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). A diretora afirmou que o Estado de SP contribui muito pouco com as emissões de dióxido de carbono, sendo responsável por 6% de todas as emissões do país, mesmo o Estado representando um terço do PIB nacional. Segundo ela, a meta é diminuir em 20% essas emissões até 2020 comprando-se com o ano de 2005.
Na segunda palestra, o assessor Oswaldo Lucon discorreu sobre a integração do meio ambiente e eficiência energética e como o Brasil pode se preparar com geração de energia limpa e renováveis.
Assessoria de Comunicação Social
Senador Sérgio Souza (PMDB-PR)
Nenhum comentário:
Postar um comentário