Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

MUNICÍPIOS NO NOROESTE DO PARANÁ RECEBEM SEMINÁRIOS SOBRE CRÉDITO NESTA SEMANA

Nova Esperança, Astorga e Campo Mourão serão sedes dos eventos nos dias 28, 29 e 30, respectivamente; iniciativa é uma realização do Sebrae/PR e da FIEP
 
Orientar empresários de micro e pequenas empresas sobre produtos e serviços ofertados por instituições financeiras. Esse é o principal objetivo dos Seminários Regionais de Crédito, uma iniciativa do Sebrae/PR e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em parceria com instituições financeiras e associações empresariais, que percorrerão três municípios da região noroeste do Paraná neste mês de novembro. 
 
Nova Esperança é a primeira cidade a receber o evento, no dia 28 (hoje). Na sequência, os Seminários Regionais passam por Astorga, no dia 29, e Campo Mourão, dia 30. No Paraná, este é o segundo ano consecutivo da iniciativa, que deve percorrer em média 20 municípios do Estado no decorrer de 2011, sendo nove da região noroeste. Em todos os municípios, as inscrições são gratuitas e a programação começa a partir das 19 horas.
 
Os Seminários Regionais dividem-se em dois momentos. Primeiramente, está programada a apresentação de produtos e de serviços financeiros destinados às micro e pequenas empresas. Em seguida, também está prevista uma rodada de negócios sobre crédito, ou seja, um encontro no qual os empreendedores e empresários agendam um atendimento individualizado com instituições bancárias. 
 
Para o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva, a vantagem dos Seminários Regionais é que empreendedores têm à sua disposição diversas instituições reunidas em um único local, o que permite conhecer linhas de crédito que atendam melhor suas demandas, como recursos para investimento ou capital de giro. “É uma grande oportunidade para obter informações precisas que ajudam a planejar investimentos”, afirma.

Flavio Locatelli Junior, coordenador estadual de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR, conta que os Seminários Regionais de Crédito e as Rodadas de Negócios sobre Crédito apontam resultados positivos nos municípios já percorridos em 2011. “Os eventos têm atendido os objetivos de levar informações sobre linhas de crédito para micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, e ampliar o canal de relacionamento entre empresários e instituições financeiras”, afirma.

O coordenador estadual do Sebrae/PR destaca ainda a participação das Sociedades de Garantia de Crédito (SGC), consideradas como uma inovação no processo de captação de recursos financeiros, e das Cooperativas de Crédito, que oferecem linhas em condições especiais. Ele também ressalta os microcréditos do Programa Crescer, do Governo Federal, operacionalizado pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal (CEF).
 
O coordenador estadual do Sebrae/PR ainda reforça que, atualmente, os empresários já estabelecidos ou em início de negócio e também os empreendedores individuais, recém-formalizados, encontram boas alternativas de financiamento em diversas instituições. “As linhas de crédito estão disponíveis em valores que vão de R$ 300, como o microcrédito, até R$ 1 milhão, operações que podem ser realizadas pelo cartão BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)”, sinaliza. 
 
Nova Esperança e Astorga
No dia 28 de novembro, o evento passará por Nova Esperança, na Associação Comercial e Industrial de Nova Esperança (ACINE), sediada na Rua Vereador José Felipe Elias, 635. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (44) 3252-5423, com Cíntia. A ACINE, Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Nova Esperança são os apoiadores locais.
 
Já em Astorga, o Seminário Regional será realizado no dia 29 de novembro, no Centro Cultural Edith Paulino Cabral Krauss, que fica na Avenida Dr. José Soares de Azevedo, 48. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (44) 3234-7963, com Jane. Os apoiadores locais são a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Astorga (ACIAA) e a Prefeitura Municipal. 
 
Na avaliação do consultor do Sebrae/PR, Gustavo Ishikawa, que coordena o evento nas duas cidades, o Seminário Regional é uma importante oportunidade para avaliar quais são as linhas de crédito mais indicadas para cada empresário. “Além disso, o evento contribui para desmistificar a ideia de que o Sebrae/PR concede crédito. Na realidade, o Sebrae/PR não empresta dinheiro, mas orienta os empresários que precisam de crédito”, explica.
 
Campo Mourão
Em Campo Mourão, o Seminário Regional acontece no dia 30 de novembro, no auditório do Sebrae/PR, que fica na Rua Santa Cruz, 1.085. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (44) 3523-2500. A Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (ACICAM) e o Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão são parceiros locais.
 
Sandro Nassar, consultor do Sebrae/PR em Campo Mourão, aponta que a principal dificuldade dos empresários é provar a capacidade de pagamento. “Recursos são importantes para incrementar a produção e modernizar as empresas. Por isso, o evento busca viabilizar o acesso ao crédito, apontando os produtos que melhor se adaptam às demandas”, argumenta. 
   
Apoio 
O Seminário e Rodada de Negócios sobre Crédito são apoiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil (BB), Bradesco, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Paraná, Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e Noroeste Garantias. 
 
Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios e aos empreendedores interessados em abrir micro e pequenas empresas. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No  Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do  atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.
 
Savannah Comunicação Integrada - empresa licitada do Sebrae/PR


Nenhum comentário:

Postar um comentário