Cerimônia será na próxima terça-feira, dia 29, no auditório do Sebrae/PR; 12 empresas de Maringá e Cianorte recebem o Prêmio O Melhor do VarejoMAIS
A edição 2011 do Programa VarejoMAIS – Mais Vendas, Mais Competitividade encerra as atividades na próxima terça-feira, dia 29, durante evento em Maringá, no noroeste do Paraná. Realizada, anualmente, pelo Sebrae/PR e pelo Sistema Fecomércio/PR, a iniciativa objetiva o aumento da competitividade de pequenas empresas varejistas por meio da profissionalização da gestão e do desenvolvimento das pessoas.
Na ocasião, 12 empresas de Maringá e Cianorte receberão o Prêmio O Melhor do VarejoMAIS, nas categorias Loja Referência e Loja Revelação. Além da premiação, empresários que participaram, este ano, do VarejoMAIS serão homenageados com a palestra “A Arte de Sair do Lugar Comum”, ministrada pelo Marco Zanqueta. O evento acontece no auditório do Sebrae/PR, na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 1.116, a partir das 19h30.
Para o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva, a cerimônia registra o reconhecimento dos resultados positivos de um ciclo de aprendizagem e inovação. “É um momento de comemoração, no qual os empresários participantes terão a oportunidade de relembrar, de forma lúdica, dinâmica e criativa, os conteúdos adquiridos, e conhecer as empresas que mais evoluíram durante o desenvolvimento do Programa”, destaca.
Nos últimos anos, Luiz Carlos afirma que o VarejoMAIS tem contribuído significativamente para a melhoria da competitividade de micro e pequenas empresas varejistas. “As empresas precisam estar preparadas para atender consumidores cada vez mais exigentes e para competir com os grandes varejistas internacionais que entram no comércio brasileiro”, alerta.
Com duração média de oito meses, o consultor do Sebrae/PR em Maringá, Marcelo Wolf, explica que o VarejoMAIS, na sua versão tradicional, se destaca por atuar em três frentes: gestão financeira, infraestrutura do negócio e aprimoramento de técnicas de atendimento ao cliente. “Tais itens são fundamentais para a composição do pacote de soluções destinado ao comércio e auxiliam a geração do plano de ação corretivo e preventivo, com vistas ao aperfeiçoamento da gestão empresarial”, frisa.
A partir das três frentes, o VarejoMAIS oferece capacitações gerenciais e funcionais, nas quais são abordados temas como vendas, finanças, promoções, recursos humanos, atendimento, comunicação visual de loja, marketing e planejamento estratégico. Marcelo Wolff cita ainda as consultorias especializadas, que auxiliam os empresários a aplicar na prática os conhecimentos adquiridos.
“Em curto prazo, os conceitos são revertidos em resultados positivos. Dentre os quais, o aprimoramento administrativo, a melhora do atendimento e do relacionamento com os clientes, o aumento da movimentação de clientes e de vendas e o cumprimento de metas”, enumera Marcelo Wolff. Para ele, tais melhorias também refletem na economia dos municípios.
Tais resultados, segundo o consultor do Sebrae/PR em Cianorte, Vinícius Milani, refletem a capacidade dos empresários em aplicar na prática os conhecimentos adquiridos no VarejoMAIS. “O Programa traz conteúdos atualizados, que faz o empresário enxergar oportunidades de melhorias para se manter competitivo e diferenciado no mercado. Por isso, aqueles que foram participativos e se empenharam na realização de mudanças conquistaram resultados substanciais na empresa”, argumenta o consultor.
Na região noroeste, o VarejoMAIS 2011 contou com o apoio da Prefeitura de Maringá, Prefeitura de Cianorte, Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Associação Comercial e Industrial de Cianorte (ACIC), Sindicato do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Cianorte (Sincovarte), Associação das Micro e Pequenas Empresas de Maringá e Região (Micromar), Sindicato do Comércio Varejista de Ferragens, Tintas, Madeiras, Materiais Elétricos, Hidráulicos e Materiais de Construção de Maringá e Região (Simatec), Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Maringá (Sincofarma), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Fampepar), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Sesc e Senac.
Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios e aos empreendedores interessados em abrir micro e pequenas empresas. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.
Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Integrada - empresa licitada do Sebrae/PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário