No primeiro final de semana de realização da 1ª Feira Nacional do Vale da Seda, em Nova Esperança, os consumidores encontraram 60 estampas de tecidos de seda e diversas peças, como bolsas, cachecóis, lenços e kaftans. A feira continua até no próximo domingo (dia 20), inclusive os consumidores poderão aproveitar esta terça-feira, feriado de Proclamação da República, para fazer compras. O evento ocorre no Centro Cívico de segunda a sexta-feira das 18 às 22 horas e nos finais de semana e feriado, das 14 às 22 horas.
Mais de duas mil peças e 1,3 mil metros de tecido de seda estão disponíveis. A variedade e a qualidade das peças têm rendido elogios dos consumidores. O consultor de empresa Roberto Miyahyra foi de Maringá à Nova Esperança com a esposa para participar da feira e saiu de lá com vários cachecóis. Ele elogiou a qualidade e a iniciativa de realizar do evento por proporcionar o desenvolvimento regional, empregos e renda.
Todas as peças que estão sendo comercializadas foram confeccionadas por micro e pequenas empresas da região e por uma cooperativa de artesãos. Elas são numeradas e têm um selo holográfico que traz detalhes da produção.
Abertura
A abertura oficial da feira foi realizada no último sábado e reuniu diversas lideranças, como o deputado federal Osmar Serraglio, a prefeita de Nova Esperança, Maly Benatti, vereadores, secretários municipais de Nova Esperança e o diretor regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), Romoaldo Faccin.
Primeira pessoa a fazer o uso da palavra, o organizador da feira e presidente do Instituto Vale da Seda, João Berdu, ressaltou a importância do evento para a geração de negócios para as pequenas empresas e para agregar mais valor à produção, tendo em vista que a região é a maior produtora de casulos verdes do ocidente. Já a presidente da Câmara Municipal de Nova Esperança, Vera Lúcia Boregas Santini, ressaltou que a feira é “o início de uma caminhada que tem muitas chances de dar certo”. O vice-prefeito da cidade que sedia o evento, Edgar Moser Junior, lembrou que até então “Nova Esperança só produzia casulos verdes. Hoje temos nossos cachecóis e outros produtos. Vamos continuar crescendo a cada dia e que esta seja a primeira de muitas feiras”.
Romoaldo Faccin, em nome do governador Beto Richa, parabenizou a iniciativa. E o deputado Osmar Serraglio lembrou que 17% da produção nacional de casulo de seda é proveniente de Nova Esperança. “Assumo o compromisso, junto ao governo federal, de canalizar recursos para o projeto de desenvolvimento do vale da seda. É importante que não produzamos apenas produtos primários”, destacou.
Já a prefeita Maly Benatti afirmou que “temos em Nova Esperança um grande tesouro: a seda. Esta feira é a luta de muitos anos e nos ajuda na pretensão de nos transformarmos no vale da seda mais famoso do mundo”. Ao final, ela afirmou que no ano que vem a feira deverá dobrar de tamanho.
Assessoria de imprensa – Vale da Seda
14/11/11
Textual Comunicação
(44) 3031-7676
Nenhum comentário:
Postar um comentário