O Ministério da Justiça informou nesta segunda-feira (14) que a Polícia Federal vai investigar a denúncia de que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, teria utilizado um jato pago por ONGs. Em reportagem publicada pela revista Veja no último final de semana, as ONGs teriam se beneficiado com verbas de convênio da pasta. As viagens teriam sido pelo Maranhão em 2009.
Em audiência no Congresso na última quinta-feira (10), Lupi negou relação e viagem com Adair Meira, controlador das entidades. Em nota neste sábado (12), ele também nega que tenha viajado em avião pago pela ONG.
Segundo a revista, Lupi e uma equipe do Ministério, incluindo ex-secretário de Políticas Públicas de Emprego Ezequiel Nascimento e Adair Meira, teriam passado, em viagem oficial, por sete cidades do Maranhão em dezembro de 2009 para o lançamento de um programa de qualificação profissional no Estado.
De acordo com a revista, Ezequiel Nascimento disse que Adair Meira, que controlava duas entidades que tinham parceria com o ministério, pagou pelas viagens e, inclusive, viajou com o ministro. Depois, Meira teria firmado convênio com o Ministério do Trabalho para atender a projetos na mesma região visitada com a aeronave.
À Veja, o responsável pelas ONGs negou que tivesse viajado com Lupi,disse que não tem relação com o ministro e que suas ONGs foram escolhidas pelo critérios de competência.
Em nota divulgada neste sábado (12), o ministro afirma que esteve no Maranhão para “agendas oficiais e partidárias” e que seu transporte de Brasília a São Luís ocorreu em um voo regular. Segundo Lupi, dentro do Maranhão ele utilizou veículos de filiados e aviões pequenos pagos pelo PDT.
- O ministro Lupi desconhece que seu ex-assessor Ezequiel Nascimento, então secretário de Políticas Públicas de Emprego do MTE, tenha solicitado avião particular para que ele o acompanhasse nesta agenda. Importante esclarecer também que o responsável, conforme a revista Veja afirmou, pelo empréstimo do avião, à época não tinha nenhum tipo de relação com convênios do Ministério.
O ministério divulgou cópia do bilhete da viagem de Lupi para o Maranhão.
Depoimento na Câmara
Na Câmara dos Deputados para se defender de denúncias de pagamento de propina no ministério, Lupi negou relações com Adair Meira e disse que nunca viajou com ele.
- Nunca andei em jatinho de Adair, não o conheço (...). Não tenho nenhum tipo de relação com ele, apenas ter conhecido em algum evento público, isto é normal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário