Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de novembro de 2011

SEBRAE/PR DIVULGA PREFEITOS QUE SÃO DESTAQUE NO EMPREENDEDORISMO

Vencedores da etapa estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor foram conhecidos no último dia 7, durante convenção anual da Faciap, em Foz

Oito prefeitos do Paraná venceram a etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O anúncio, seguido de premiação, foi na noite da última segunda-feira, dia 7, em Foz do Iguaçu, no Mabu Thermas & Resort, durante a XXI Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap).

O prefeito de Iretama, Antonio José Quesada Piazzalunda, o Toinzé. venceu na categoria Promoção do Desenvolvimento Rural. A prefeita de Jacarezinho, Valentina Helena de Andrade Toneti, Tina, na categoria Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável. E o prefeito de Serranópolis do Iguaçu, José Arlindo Sehn, na categoria Crédito e Capitalização.

O prefeito de Lindoeste, Silvio de Souza, foi destaque temático na categoria Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais. O prefeito de Cambará, José Salim Haggi Neto, na categoria Lei Geral Municipal. O prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, na categoria Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual.

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, levou a categoria Médios e Grandes Municípios. E o prefeito de Bom Sucesso do Sul, Elson Munaretto, foi o grande vencedor da noite, na categoria Melhor Projeto Estadual.

O Prêmio Prefeito Empreendedor reconhece as iniciativas consideradas como referências para o desenvolvimento local, a partir do apoio e do incentivo ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas em municípios. Em sua sétima edição, foram 105 inscritos e 70 finalistas no Paraná.

O diretor-técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, acompanhou a divulgação da etapa paranaense do Prêmio Prefeito Empreendedor, com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Jefferson Nogaroli, a Diretoria Executiva do Sebrae/PR e lideranças e gestores públicos.

“Todos os prefeitos são vencedores. Afinal, foram 70 projetos voltados para o desenvolvimento”, disse o dirigente do Sebrae. Carlos Alberto dos Santos informou que os oito prefeitos vencedores do Paraná concorrem, em abril do ano que vem, à etapa nacional do Prêmio Prefeito Empreendedor, em Brasília.

Jefferson Nogaroli, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, comparou o prefeito ao CEO (diretor geral, em português) de uma empresa. “Ao vencer um prêmio como o Prefeito Empreendedor, o prefeito melhora sua prática de gestão.” “Os prefeitos do Paraná entenderam que se não houver um ambiente favorável aos pequenos negócios, não há arrecadação de tributos, empregos e renda”, assinalou, para uma plateia com quase 1 mil pessoas.
Para o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, todos os projetos desta edição deixarão seu legado. “Legado que será lembrado por muitas e muitas gerações. Vocês servem de inspiração para os 399 municípios do Paraná, são exemplo de atitude.”
O secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM), Ricardo Barros, representou o governador Beto Richa. “Os prefeitos precisam buscar metas, estabelecer gestões qualificadas. Os municípios, assim como as nossas crianças, precisam saber o  que querem ser quando crescerem.”

O Prêmio

O Prêmio Prefeito Empreendedor teve início em 2001 para reconhecer o trabalho de prefeitos de todos os municípios brasileiros e administradores regionais do Distrito Federal e de Fernando de Noronha. Nesses dez anos, 342 prefeitos venceram as etapas estaduais e 44 gestores ganharam na fase nacional. No período, 2.998 líderes municipais se inscreveram na premiação.
A premiação, explica o coordenador estadual de Políticas Públicas do Sebrae/PR, Cesar Rissete, promove a regulamentação e a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, aprovada em dezembro de 2006 como um instrumento para promover o desenvolvimento de pequenos negócios. A legislação já foi regulamentada em 3.008 cidades, que representam 54% do total do País e mais de 70% da população brasileira. No Paraná, dos 399 municípios, cerca de 350 já têm Leis Gerais Municipais.

Etapa nacional

Os premiados no Paraná vão concorrer à etapa nacional, na qual serão concedidos cinco prêmios na categoria Melhor Projeto Nacional, um por região, e sete prêmios nacionais temáticos, escolhidos a partir dos projetos vencedores em cada categoria na etapa estadual.
O Prêmio Prefeito Empreendedor é realizado pelo Sebrae, com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, Movimento Brasil Competitivo, Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e Governo Federal.

Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios e aos empreendedores interessados em abrir micro e pequenas empresas. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.


                                                             Savannah Comunicação Integrada - empresa licitada do Sebrae/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário