Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Neymar monopoliza atenção em evento da Fifa e conquista imprensa estrangeira



Atacante foi alvo de quase todas as perguntas em entrevista coletiva e ganhou a simpatia dos jornalistas com sorrisos e empatia

As perguntas dos jornalistas estrangeiros na apresentação do Santos à imprensa internacional pela Fifa, na tarde desta sexta-feira, em Nagoya - madrugada no Brasil -, tinham praticamente só um destino: Neymar.

Também estavam presentes à mesa um jogador da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010, o meia Elano, e um dos técnicos mais vitoriosos da história do futebol nacional, Muricy Ramalho. Mas asiáticos, europeus e latino-americanos mostraram o quão famosa já é a estrela santista fora do Brasil ao centralizar as atenções no atacante.

Comparações com Messi, com Pelé, questionamentos em relação às condições físicas antes de mostrar o futebol ao mundo e até uma pergunta sobre a filosofia de vida para encarar tamanho assédio foram feitas a Neymar em diferentes línguas, sempre sob olhares confusos do jovem jogador, que esperava que fosse feita a tradução para dar uma resposta.

"Chega a surpreender, porque é quase do outro lado do mundo e estou sendo reconhecido. Fico muito feliz, agradeço a todos pelo carinho que têm me dado", disse o atleta. Com carisma e simpatia, o atacante conquistou os estrangeiros e arrancou risos do público.

"Ele definitivamente não responde a todas as perguntas, mas é um garoto feliz, sorri bastante e é uma figura cativante", declarou ao ESPN.com.br o jornalista Mayur Banjhi, de Cingapura, para quem Neymar fez bem em adiar sua ida ao futebol europeu anunciando a permanência no Santos até pelo menos 2014.

Para o jornalista britânico John Helm, além da presença midiática, Neymar já conquistou o mundo tambem com seu futebol. "Todos no mundo esperam por um grande jogador brasileiro. Desde Pelé e ai teve Zico, Sócrates. Todos adoram um novo superstar brasileiro e não há dúvidas de que Neymar se encaixa nesse perfil. E ele mostra certa humildade. Quando perguntam sobre Pelé, ele fala: ‘Pelé é o rei’. As pessoas gostam disso."

Maioria na entrevista coletiva desta sexta, os japoneses, claro, também fazem reverências à jovem estrela brasileira. A jornalista Seiko Okano diz que os nipônicos gostariam muito de ver o representante local no Mundial, o Kashiwa Reysol, na final do torneio, mas afirma que no fundo todos querem mesmo é assistir a Neymar enfrentando Messi e o Barcelona na grande decisão.

Shimozono Masaki vai além e, apesar do próprio Neymar dizer o contrário, coloca o brasileiro à frente do argentino. "É um jogador muito genial, futebol muleque. Eu gosto mais do Neymar, gosto mais do estilo do futebol brasileiro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário