Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Novos comandantes na Polícia Militar em Maringá


O 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e 5º Grupamento de Bombeiros (GB) terão novos comandantes a partir do dia 17 de fevereiro. A solenidade será no quartel do 4º BPM, às 9 horas.
O comando do 4º Batalhão ficará sob a responsabilidade do tenente coronel Chehade Elias Geha, que está vindo deslocado de Curitiba, regimento da polícia montada (cavalaria). Já o 5º Grupamento terá a frente o tenente coronel Cláudio Luiz Zanlucas, vindo do comando da Polícia Militar em Ponta de Grossa.
Aproveitando a ocasião, o Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg Maringá) parabeniza os coronéis Ferreira e Carstens pelos serviços prestados em Maringá.

Ações de comando do 4º BPM

Coronel Carstens assumiu a função no final de 2009. O grupo Rotam Motos foi criado em Maringá logo no início do seu comando e tem contribuído para a prevenção e no combate aos crimes.
Outra ação desenvolvida durante o comando do coronel Carstens foi a operação Tolerância Zero, anunciada pela Secretaria de Transportes do município. De acordo com tenente Alexandro Marcolino Gomes, desde o início da operação, os policiais do Pelotão de Trânsito têm sido aplicados diuturnamente nos pontos da cidade em que há maior registro de acidentes ou mortes no trânsito.
Uma das últimas ações do coronel Carstens, a frente do 4º BPM foi determinar o início do estágio preparatório de Rotam utilizando alunos do curso de Soldados em andamento no Batalhão.
Durante o período de comando do Coronel Carstens, foram realizadas 792 operações policiais, as quais resultaram em prisões de pessoas, apreensões de armas, drogas e munições.

Ações de comando do 5º GB

O coronel Ferreira atuou em Maringá por cerca de 20 anos, e há sete meses está a frente do grupamento. Durante seu comando, coordenou o curso de formação de sargentos e soldados. Além disso, fez a aquisição de veículos para serviços operacionais, além de ambulâncias para o Siate.
Outra ação foi a revitalização das instalações da sede do grupamento.   


Policiais Militares participam de curso

Soldados da Policia Militar que estão em curso de formação participaram de uma palestra sobre neurolinguística, com o médico Jougi Takahashi. O curso aconteceu no dia 08 de fevereiro, no 4º Batalhão da PM. 
De acordo com o presidente do Conseg Maringá, coronel Antonio Tadeu Rodrigues, o curso irá contribuir para o desenvolvimento do trabalho dos novos policiais.
Segundo Takahashi, o objetivo da palestra é o treinamento da comunicação utilizando a programação neurolinguística, melhorando o autoconhecimento, disciplina e comunicação interpessoal.


Atenção para segurança privada não se transformar em problemas

Para que uma empresa de segurança pública possa atuar no mercado ela precisa de autorização e fiscalização da Polícia Federal. Essa regulamentação consta na Lei n° 7.102/83, que dispõe sobre a segurança para estabelecimentos financeiros, estabelece normas para constituição e funcionamento das empresas particulares que exploram serviços de vigilância e de transporte de valores.
Para saber se a empresa é autorizada pela Polícia Federal a prestar o serviço, é possível fazer uma consulta, usando o CNPJ ou a razão social, no site da Polícia Federal www.dpf.gov.br - segurança privada, no link consulta de empresas. Caso seja regularizada será apresentada a autorização com validade e Publicação no Diário Oficial da União. Caso não seja regularizada será informada na tela a situação.

A Polícia Federal é responsável pelas autorizações:

  • funcionamento de uma empresa de segurança privada e revisão de funcionamento;
  • aquisição de armas, munições e petrechos;
  • aquisição de coletes balísticos;
  • alteração de atos constitutivos;
  • alteração de uniformes;     

Nenhum comentário:

Postar um comentário