Segundo dados divulgados pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) e coletados pelo IBOPE, o setor varejista nacional encerrou o ano de 2010 com um faturamento total de R$ 638 bilhões, um crescimento nominal de 13,5% em relação a 2009. Exclui-se deste valor a venda originada pelos combustíveis, setor automotivo e material de construção.
A venda realizada em shoppings nacionais representa cerca de 16% do volume registrado em todo o varejo brasileiro, resultando em um montante de aproximadamente R$ 93 bilhões, obtidos a partir da performance de seu mix de lojas, instalações adequadas, entre outras particularidades.
Deste valor, a região Sul é responsável por pouco mais de R$ 20 bilhões de vendas, sendo que o segmento de ELETRODOMÉSTICOS encabeça a lista e responde por uma média de R$ 4,911 bilhões de faturamento, o que representa 24% do consumo total do Sul.
VESTUÁRIO ocupa a segunda colocação na preferência de consumo dos gaúchos, catarinenses e paranaenses no varejo, gerando R$ 4,374 bilhões, 21% do faturamento total da região. Em seguida vem o segmento de ALIMENTAÇÃO, com resultado médio de R$ 3,445 bilhões, ou 16% da representatividade total do varejo sulista.
Na sequência do ranking, o setor de CALÇADOS responde por 12% do consumo regional, gerando um montante de R$ 2,446 bilhões ao varejo. Os PRODUTOS PARA CASA também figuram na preferência dos consumidores do Sul, ocupando a quinta posição, movimentando de pouco mais de R$ 2,060 bilhões, ou 10% do faturamento total.
Os artigos de HIGIENE chegam na sexta colocação no ranking, responsável por um volume de consumo aproximado de R$ 1,884 bilhão, cerca de 9% do faturamento. Já os itens de USO PESSOAL geram cerca de R$ 1,175 bilhão, representando 6% do consumo do Sul do País.
Por fim, encerrando a lista, os LIVROS representam 2% do consumo no varejo da região Sul, tendo fechado 2010 responsável por gerar pouco mais de R$ 402 milhões ao setor.
Sobre a Alshop
Há 16 anos, a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) firma-se cada vez mais como principal entidade representativa do varejo do setor, tornando-se um verdadeiro elo entre lojistas, empreendedores, poder público e demais segmentos da economia, visando o fortalecimento e a capacitação do mercado de centros de compras.
Criada em novembro de 1994 e presidida desde então pelo administrador de empresas Nabil Sahyoun, a entidade é membro da Federação Nacional de Varejo norte-americana (NRF); do Forum for International Retail Association Executives (FIRAE); e do International Council of Shopping Center (ICSC). Conta com 17 mil associados no Brasil, e representa hoje cerca de 99,5 mil lojistas nos 744 shoppings instalados no País.
Por meio da Alshop, os associados contam com uma rede de benefícios que inclui assessoria jurídica; acesso a informações dirigidas, fornecedores e prestadores de serviços homologados à entidade, envio de exemplares da associação, além de concessão de descontos em eventos promovidos pela Alshop, tudo visando um maior desenvolvimento e integração entre os profissionais varejistas.
A entidade dispõe ainda de efetivos canais de comunicação impressos e eletrônicos, como a tradicional Revista Alshop; o Anuário Alshop Brasil de Shoppings Centers 2010; além do Portal Alshop (www.alshop.com.br), interativo, dinâmico, com informações diárias e atualizadas sobre todos os acontecimentos de destaque do varejo, contando ainda com a participação de empresários e executivos do setor em geral, encabeçando discussões de interesse do segmento; além da presença da entidade nas principais mídias sociais existentes na internet.
Destaque ainda para a presença cada vez mais representativa da associação nas redes sociais, como Twitter (@alshopbrasil) e Facebook (alshop).
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