Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

CONTORNO DE MANDAGUARI

Luiz de Carvalho (O Diário)

Prefeito Cileninho, último à direita, durante evento na cidade de Maringá, que contou com a presença do secretário José Richa Filho (centro)


Tão logo seja concluída a desapropriação das 40 propriedades rurais por onde passarão as pistas do contorno da BR-376 por fora do perímetro urbano de Mandaguari (a 39 quilômetros de Maringá), a concessionária de rodovias Viapar poderá dar início às obras que possibilitarão livrar a cidade da passagem de cerca de cinco mil veículos por dia. O acerto das indenizações poderá ser concluído dentro um ou dois meses.
A garantia foi dada ontem pelo secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho, que esteve em Maringá e se reuniu com o prefeito de Mandaguari, Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior, o “Cileninho” (PP). O prefeito temia que a mudança de governo pudesse afetar a continuidade dos trabalhos iniciados no ano passado pelo governo anterior, mas Richa afirmou que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) continua realizando a parte que cabe ao Estado no mesmo ritmo e se há alguma demora deve-se ao processo normal de negociação com os proprietários dos terrenos. “Até agora as negociações têm sido amigáveis, mas não podemos afastar a hipótese de algumas indenizações serem resolvidas na Justiça, o que demandará mais tempo do que o esperado”.
O prefeito Cileninho considerou “animadora” a conversa com Richa. “Estou torcendo para que não haja nenhum questionamento jurídico, pois assim essa parte das indenizações poderá estar resolvida em um mês ou dois e as obras poderão, finalmente, serem iniciadas”.
O prefeito elogiou a rapidez com que o governo “está desenrolando” o processo, que permaneceu parado por vários anos. As obras do contorno deveriam ter sido iniciadas em 2006 e entregues em 2007, porém devido a desentendimentos entre o governo estadual e a Viapar não foi autorizada a desapropriação de uma faixa de 11 quilômetros, com 100 metros de largura, desde o pontilhão sobre a linha férrea, na entrada da cidade, até o cruzamento que dá acesso a Jandaia do Sul, na BR-376.
O diretor da Viapar, engenheiro Marcelo Stachow Machado, disse que a concessionária está pronta para iniciar as obras. “Se dependesse da concessionária, o contorno já estaria sendo usado há pelo menos três anos”. A execução do projeto, que em 2006 custaria cerca de R$ 40 milhões, hoje deverá custar cerca de R$ 80 milhões, segundo projeções da Viapar, mas o dinheiro para a execução do projeto está disponível desde 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário