Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Sebrae/PR e ACIC lançam programa
de gestão de qualidade em Cianorte

Palestra de lançamento será nesta quinta-feira, dia 1º, na ACIC; capacitação abrange desde a organização física e administrativa até processos produtivos, gerando resultados positivos

O Sebrae/PR, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Cianorte (ACIC), promove nesta quinta-feira, dia 1º, às 19h30, no auditório da associação, evento de lançamento do Programa Sebrae Gestão da Qualidade (PSGQ). Esta é a primeira vez que a solução é realizada em Cianorte e o objetivo é estimular mudanças de hábitos de gestão com foco em excelência.

A iniciativa faz parte do Sebrae Mais – Programa Sebrae para Empresas Avançadas e é destinada a pequenas empresas que pretendem crescer, mas, para isso, precisam organizar e estruturar a gestão empresarial. As inscrições já estão abertas no escritório do Sebrae/PR de Umuarama, e as atividades começam no dia 19 de março.

O consultor do Sebrae/PR, Adriano Pereira da Silva, informa que, durante o evento de lançamento, os participantes terão a oportunidade de conhecer o PSGQ. Além disso, o especialista e consultor credenciado do Sebrae/PR, Oswaldo Miguel dos Santos, ministrará a palestra “Gestão de Qualidade ou Qualidade na Gestão?”.

Oswaldo dos Santos é um dos criadores da metodologia do PSGQ e também ministrará as capacitações e consultorias que serão realizadas ao longo do Programa. Na palestra, ele abordará tópicos como: “Estou praticando qualidade?”; “Tenho relacionamento com clientes?”; “Desafios da administração moderna”; “Modelo de excelência de gestão”; e “Resultados obtidos com a qualidade na gestão”.

“A proposta é preparar o empresário para adquirir e praticar um modelo de higienização nos processos de gestão a fim de diminuir os desperdícios e os descontroles dos bens. Com isso, é possível melhorar o ambiente de trabalho, a qualidade de vida dos colaboradores e elevar a competitividade dos empreendimentos”, afirma Oswaldo dos Santos.

O consultor Adriano da Silva acrescenta que o treinamento envolve um conjunto de assuntos com abordagens teóricas e práticas, que possibilitam a compreensão da necessidade de mudança pessoal e organizacional. “A finalidade é implantar sistemas de gestão de qualidade que impactam diretamente a cultura, missão e resultados, integrando toda a empresa”, frisa.

Para isso, o PSGQ é um treinamento intenso que trabalha tanto a organização física e administrativa quanto os processos produtivos das pequenas empresas. “É, sem dúvida, um marco na trajetória empresarial dos participantes, porque traz resultados significativos, como a melhor aplicação dos recursos e o aumento de produtividade”, completa Adriano da Silva.

A decisão de levar a solução para Cianorte, de acordo com o consultor do Sebrae/PR, se deve ao fato de o município apresentar um número considerável de pequenas empresas que se enquadram no perfil. “A cidade tem muito potencial porque os empresários estão crescendo e se desenvolvendo de maneira rápida e dinâmica, e o PSGQ vem para estruturar esse crescimento”, esclarece Adriano da Silva.

Na prática
Thiago Luiz Ramalho é diretor administrativo da Gelaboca, empresa que tem fábrica de sorvete, sete lojas próprias e 15 franqueadas que estão distribuídas em dez cidades da Microrregião de Maringá. Em 2011, ele participou do PSGQ e destaca que a linguagem é acessível e que o material didático é bem completo.

“As consultorias individuais mostram na prática aquilo que aprendemos nos treinamentos teóricos. Em 2012, os funcionários da matriz (da nossa empresa) irão participar do PSGQ, pois queremos capacitar toda a nossa equipe”, diz. Thiago Ramalho acrescenta que a meta é expandir, ampliando o número de municípios atendidos na região noroeste do Paraná.

Programa
O PSGQ foi desenvolvido pelo Sebrae com o apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e consiste em cinco módulos: “Gestão da Qualidade - Fundamentos da Excelência”, “D’Olho na Qualidade - 5S’s para pequenos negócios”, “Parcerias eficazes”, “Gestão da Qualidade - os processos” e “Gestão da Qualidade - Visão Estratégica”. Ao todo, são 98 horas de treinamento em sala de aula e 24 horas de consultorias in company para cada empresa.

O primeiro módulo do Programa traz como tema “Os fundamentos da excelência”. Neste, o empresário aprende a desenvolver as competências para uma mudança empresarial e pessoal na busca pela excelência. Já o segundo, “D’Olho na qualidade”, mostra novos hábitos para a otimização dos recursos, melhoria do bem-estar físico, mental e social da empresa e respeito com o meio ambiente, com a aplicação do chamado 5S (do idioma japonês: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke, que pode ser traduzido em: descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida).

O terceiro módulo versa sobre as “Parcerias Eficazes” e faz o empresário refletir sobre as relações de parceria, que precisam ser claras, objetivas e harmônicas, além da profissionalização na gestão e obtenção de resultados desejáveis para todos os envolvidos. Os processos da “Gestão da Qualidade” são abordados no quarto módulo, e permitem ao empresário conhecer ferramentas capazes de avaliar e mensurar resultados dos processos de qualidade.

O quinto módulo fecha o cronograma de treinamentos do PSGQ com o tema “Gestão da Qualidade: Visão Estratégica”, estimulando o empresário a desenvolver competências para pensar e agir estrategicamente, formulando e desenvolvendo ações; analisando o ambiente interno e externo; planejando e executando um sistema de medição coerente com as estratégias, no sentido de obter resultados focados e alinhados.

Inscrição
Empresários de pequenas empresas, sejam do setor da indústria, comércio e serviços de Cianorte, interessados em participar do PSGQ podem obter mais informações ou efetivar inscrições no escritório do Sebrae/PR em Umuarama, que fica na Avenida Brasil, 3.404, ou pelo telefone (44) 3622-7028. Podem ser inscritos até três participantes por empresa.

Já o evento de lançamento será realizado nesta quinta, dia 1º, às 19h30, na ACIC, que fica na Avenida Santa Catarina, 683. A participação é gratuita.

Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Integrada - empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck (41) 3035 5669 ou (41) 9602 7541
Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Graziela Castilho
(44) 9904-3535 - jornalismomaringa@savannah.com.br

Leandro Donatti –  Jornalista do Sebrae/PR –  (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754


http://www.savannah.com.br/papel-carta/comunicacao-fora-do-comum/img/assinaturas/maringa/graziela-castilho1.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário