Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de março de 2010

Ensino Integral completa um mês e é aprovado por pais e alunos







O prefeito Cileninho e a secretaria da Educação, Vilma Pavani, visitaram nesta segunda-feira (22) a Escola Municipal Walter Antunes Pereira nos Cinco Conjuntos que, a exemplo da Escola Romagnole Junior (Jardim Progresso), implantou este ano o Ensino Integral.
“Já completamos o primeiro mês de atividades e, pelo contato que tempos com os pais, notamos que tanto eles quando os filhos estão aprovando o projeto”, explicou a diretora do estabelecimento de ensino, Lucilete Orsi. A escola, localizada numa das regiões mais populosas da cidade, atende 457 alunos no Ensino Integral, incluindo o horário normal de aulas, participam de oficinas, além de natação, artes e muzicalização no contraturno.
“Fomos pioneiros na região com o ensino de 9 anos e agora estamos entre as primeiras cidades a implantar o ensino integral”, frisou Cileninho. “Tivemos que realizar algumas obras e adaptações, mas acredito que temos uma boa estrutura para atender a demanda”, ressaltou Vilma Pavani.
VANTAGENS - Desde que o semi-internato sumiu do mapa escolar, na década de 70, período integral era exclusividade das escolas estrangeiras instaladas no Brasil. A volta do sistema tem novidades. Uma delas é o número muito maior de atividades oferecidas.
Outra, a maneira como as aulas são dadas – o currículo é preparado de forma a não soterrar o estudante sob uma avalanche de aulas tradicionais, daquelas com aluno na carteira, professor na frente e lousa por todo lado. De um modo geral, os especialistas consideram que, se as aulas extracurriculares forem bem administradas, matricular a criança em período integral só traz vantagens. "O aluno deixa de ver a escola como um lugar desagradável, como o momento chato do dia", disse Paulo Mattos, psiquiatra e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, numa recente reportagem sobre o assunto na revista Veja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário