Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de março de 2010

Governador inaugura internet sem fio em Engenheiro Beltrão



O governador Roberto Requião participou sexta-feira (19) em Engenheiro Beltrão da inauguração do projeto municipal Internet Gratuita. “Aproveitando a fibra óptica da Copel, o prefeito Elias de Lima comprou um provedor empresarial e oferece a ligação da internet sem fio para 3 mil pessoas, que passam a ter todas as informações disponíveis na rede, colocando o mundo à disposição da população de Engenheiro Beltrão”, disse Requião.

Com investimento de R$ 120 mil e antenas distribuídas no Centro e nos quatro distritos, a internet foi levada a 100% da área do município com velocidade de conexão de 128 kbps.

“Este é um dia muito especial, principalmente pela presença do governador que veio participar deste dia tão importante”, afirmou o prefeito Elias de Lima. “É importante para que nossos estudantes e professores façam suas pesquisas e para todo mundo, tanto para os agricultores que acompanham os preços da safra e a meteorologia, quanto para as empresas”, disse.

Para inaugurar a transmissão de dados foi firmada uma comunicação entre o governador e a estudante Vânia Sacco, que estava em uma fazenda que fica a aproximadamente 7 quilômetros da cidade. “Este tipo de comunicação vocês podem fazer com qualquer parte do mundo”, explicou Requião.

Participaram da solenidade de inauguração os deputados estaduais Alexandre Curi e Wilson Quintero, o prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck e demais autoridades. Além do projeto de internet o município inaugurou outros seis iniciativas: Sala do Empreendedor, onde são oferecidos cursos, assessoria e consultoria; Cooperativa de Agroempreendedores, que tem por objetivo promover a agroindústria familiar; Academia da Terceira Idade; Programa Injeção Eletrônica, de formação profissionalizante; Programa Pelicano, anti-drogas; e programa Saúde Mental.

O Internet Gratuita já estava em funcionamento experimental em cerca de 20 residências. Uma das famílias que estava testando o sistema era a de Patrícia Alves de Mello, secretária, que contou que a internet passou a funcionar há aproximadamente 20 dias em sua casa. “A conexão é boa e não oscila”, contou. Patrícia disse que contratar o serviço custaria pelo menos R$ 40 por mês. “Aqui em casa quem usa mais é meu marido, que está cursando a universidade, então ele faz as pesquisas para os trabalhos”, disse. “Antes usávamos a lan house, mas agora temos internet em casa”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário