Pesquisar este blog

sábado, 12 de março de 2011

Brasileiros procuram parentes no Japão


O Itamaraty recebeu, até o final da tarde desta sexta-feira, 50 pedidos de ajuda de brasileiros que buscavam encontrar parentes no Japão depois do terremoto. Destes, 30 ainda estão sem notícias. No entanto, a expectativa é que os problemas estejam sendo causados apelas pelas dificuldades de comunicação, já que as linhas telefônicas operam precariamente na maior parte do país. Até agora as informações de que não há vítimas entre a comunidade brasileira no Japão, que ultrapassa 250 mil pessoas. 

A procura de brasileiros por ajuda do Ministério das Relações Exteriores ficou abaixo do esperado, de acordo com o embaixador Eduardo Gradilone Neto, subsecretário-geral das comunidades brasileiras no exterior. "Isso provavelmente significa que os brasileiros estão conseguindo fazer contatos com seus parentes diretamente, o que é muito bom", afirmou. Cerca de 16,7 mil brasileiros moram nas quatro cidades mais atingidas pelo terremoto e pelo tsunami que se seguiu. 

O Itamaraty montou uma operação especial com a embaixada e os consulados no Japão para atender as demandas dos brasileiros que precisam de ajuda ou de informações. Os consulados funcionarão 24 horas por dia e farão o cruzamento de informações. Os nomes e os locais de moradia dos 30 que ainda não foram localizados por seus parentes foram repassados aos diplomatas no Japão para que sejam procurados localmente. Em Brasília, um call center com 18 atendentes está recebendo os pedidos de informação. 

Os números para contato são (61) 3411-6752/6753/8804 (das 8h às 20h) e (61) 3411-6456 (de 20h às 8h e finais de semana).



Nenhum comentário:

Postar um comentário