Pesquisar este blog

sábado, 12 de março de 2011

Preocupação radioativa


Substâncias radioativas podem já ter vazado de um dos seis reatores nucleares da usina atômica de Fukushima Daiichi, advertiu a Tokyo Electric Power, operadora da instalação, citada pela agência de notícias Kyodo News. 

O nível de radiação estava oito vezes acima do normal em um posto de monitoramento perto do portão de entrada da usina, informou a Agência de Segurança Industrial e Nuclear do Japão, subordinada ao Ministério da Indústria. Na sala de controle da usina, prosseguiu a entidade, o nível de radiação estava mil vezes acima do normal. 

Autoridades japonesas informaram anteriormente a respeito da liberação de vapor para aliviar a pressão no reator número 1 da usina, localizada no nordeste do Japão, cujo sistema de resfriamento parou de funcionar. A interrupção ocorreu após uma queda de energia causada pelo terremoto que atingiu o país. A agência de segurança nuclear do Japão disse que o elemento radioativo no vapor liberado não afetaria o meio ambiente nem a saúde humana. 

O chefe do gabinete de governo do Japão, Yukio Edano, assegurou que as medidas de segurança adotadas são suficientes para garantir a segurança dos moradores da região. Quase 3 mil pessoas foram retiradas das proximidades da usina como medida de precaução, segundo a agência de notícias Kyodo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário