Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de março de 2011

Café da Manhã para mulher foi um sucesso



Mais de cem mulheres estiverem presentes no café da manhã em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento aconteceu no dia 03 de março, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). Estiveram presentes mulheres dos órgãos de segurança: Polícias Federal, Militar e Civil, Sistema Penitenciário, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito. Participou ainda a presidente do Provopar e primeira dama, Bernadete Barros.
Na ocasião, houve uma palestra com a articuladora do movimento "Nós Podemos Paraná", Fernanda Rocha, que apresentou as principais ações do movimento. O “Nós Podemos Paraná” trabalha, desde 2006, para que o estado alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O desafio, até 2015, é que todos os municípios do Paraná alcancem os ODM.
De acordo com Fernanda, dos oito ODM apenas um ainda não está perto de alcançar a meta desejada, sendo ele: “Melhorar a saúde das gestantes”, que prevê a redução de três quartos, em até 2015, da taxa de mortalidade materna.  
No evento Fernanda apresentou, em especial, três objetivos que tem maior relação com as mulheres: “Igualdade entre os sexos e valorização da mulher”, “Redução da mortalidade infantil” e “Melhorar a saúde das gestantes”.
A articuladora do movimento, na região noroeste, Tatiana Riccomini, apontou os indicadores de Maringá ligados aos ODM. Entre os números constam: a participação da mulher no mercado de trabalho formal, em 2009, que era de 43,2%. No mesmo ano, o percentual de crianças nascidas de mães adolescentes foi 11,2%.
Para os casos de pré-natais, o Ministério da Saúde recomenda, no mínimo, seis consultas durante a gravidez. A proporção de gestantes sem acompanhamento pré-natal, em 2009, em Maringá, foi de 0,5%. As gestantes com sete ou mais consultas foram 80,7%.
        
Os objetivos

1.    Acabar com a fome e miséria;
2.    Educação básica de qualidade para todos;
3.    Igualdade entre os sexos e valorização da mulher;
4.    Reduzir a mortalidade infantil;
5.    Melhorar a saúde das gestantes;
6.    Combater a AIDS, a malária e outras doenças;
7.    Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
8.    Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário