Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Brasil relaxa, leva susto, mas vence Egito e começa com o pé direito caminhada por medalha olímpica


Não foi fácil, mas a seleção brasileira afastou a zebra em sua estreia nos Jogos Olímpicos de Londres. Contra o Egito, em Cardiff, os garotos do Brasil marcaram três gols no primeiro tempo e, após um apagão no segundo, saíram com vitória apertada, por 3 a 2, na tarde desta quinta-feira. Com o resultado, no entanto, o Brasil começa com o pé direito a caminhada pela medalha de ouro inédita – após 11 tentativas frustradas em Olimpíadas.

Com três pontos ganhos, o Brasil lidera o Grupo C ao lado da Bielorrússia – que venceu a Nova Zelândia por 1 a 0 nesta quinta. Com ótima atuação de Oscar – que deu duas assistências – e gols de Rafael, Leandro Damião e Neymar, o Brasil mostrou certo desleixo e quase levou o empate em um jogo que parecia ganho com o 3 a 0 no placar. O Egito é o terceiro no grupo, sem nenhum ponto ganho.

Aos 15 minutos, a seleção brasileira sofria com a pressão egípcia, mas abriu o placar com Rafael em bonita jogada: o jogador do Manchester United rolou para Oscar pela direita, o meia fez boa finta e encontrou o lateral em ótima posição, só batendo rasteiro para marcar o primeiro. Dez minutos depois, Oscar (de novo) ganhou da marcação na velocidade e fez cruzamento perfeito – por entre os zagueiros – para Damião ampliar. Aos 29, Hulk cruzou e Neymar marcou o terceiro, de cabeça.

Reuters
Seleção brasileira comemora o 3 a 0 sobre o Egito ainda no primeiro tempo
Seleção brasileira comemora o 3 a 0 sobre o Egito ainda no primeiro tempo

No segundo tempo, entretanto, o Brasil voltou disperso e levou um susto: aos seis minutos, a bola ficou viva na área brasileiro e Emad Mateab chutou forte na trave. No rebote, Aboutrika tirou do goleiro Neto e descontou. O gol acordou o Brasil, mas não foi o bastante para empurrar a seleção canarinho – que, claramente, estava satisfeita com a vitória parcial. E a postura mostrou-se arriscada aos 30 minutos, quando Salah driblou o zagueiro Juan e matou o goleiro Neto, com chute no canto.

Com o resultado, o Egito mantém a fase negativa no futebol, já que nem se classificou para a última Copa Africana de Nações e garantiu vaga nos Jogos somente como a terceira força da África. O Brasil volta a campo no domingo, às 11h, contra a Bielorrússia, em Manchester. Um pouco antes, o Egito enfrenta a Nova Zelândia, às 8h.

O Jogo - O time brasileiro tomou a iniciativa desde o começo e inaugurou o marcador logo aos 15 minutos de jogo. Oscar se deslocou para o lado direito do gramado e recebeu de Rafael. Ele carregou para o meio e devolveu para o lateral, que finalizou com a perna esquerda de maneira certeira.

Após fazer o gol, o Brasil aumentou ainda mais seu domínio e conseguiu ampliar aos 25 minutos. O goleiro Elshenawi demorou a sair após um lançamento em profundidade e foi driblado por Oscar. Com tranquilidade, o meia cruzou para a conclusão de Leandro Damião.

O terceiro gol da Seleção Brasileira saiu quatro minutos depois. Neymar partiu com a bola dominada e acionou Hulk do lado esquerdo. O atacante do Santos correu para receber o cruzamento e usou a cabeça para marcar com uma importante colaboração de Elshenawi.

No começo da etapa complementar, o Egito chegou ao primeiro gol. Logo aos seis minutos, Thiago Silva espanou uma bola para o alto após falta pela direita e perdeu na jogada aérea para Fathi, que ajeitou para finalização na trave de Mateab. No rebote, o veterano Aboutrika colocou para dentro.

O Egito cresceu no jogo e perdeu uma grande chance de fazer o segundo aos 10 minutos da etapa complementar. Marcelo falhou ao tentar recuar de cabeça e a bola sobrou para Salah. Completamente livre, ele demorou para finalizar e o lateral-esquerdo conseguiu fazer o corte. Aos 15, Fathi bateu da entrada da área, com perigo.

Aos 26, o técnico Mano Menezes resolveu mexer e tirou o acante Hulk para a entrada do articulador Paulo Henrique Ganso. Quatro minutos depois, o zagueiro Juan falhou em um lance fácil e Salah aproveitou para tomar a bola. De frente para o gol, o egípcio ainda deslocou o lateral Marcelo e bateu no canto direito de Neto.

Imediatamente depois de sofrer mais um gol, Mano Menezes trocou Leandro Damião por Pato e Sandro por Danilo. No último lance de perigo, já aos 44 minutos do segundo tempo, Neymar partiu para cima da marcação, invadiu a área e chutou cruzado para defesa de Elshenawi.

Ficha Técnica:
Brasil 3 x 2 Egito

Local: Millenium Stadium, em Cardiff (País de Galles)
Data: 26 de julho de 2012, quinta-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Gianluca ROCCHI (Itália)
Cartões amarelos: Saleh e Ramadan (EGI); Hulk (BRA)
Gols:
BRASIL: Rafael, aos 15, Leandro Damião, aos 25, e Neymar, aos 29, do 1 Tempo
EGITO: Aboutrika, aos 6, e Salah, aos 30, do 2 Tempo

Brasil: Neto; Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro (Danilo), Rômulo e Oscar; Hulk (Ganso), Leandro Damião (Pato) e Neymar
Técnico: Mano Menezes

Egito: Elshenawi; Eldin, Ahmed, Ramadan e Hegazi; Saleh, Hossam, El Neny (Magdi) e Aboutrika; Mohsen (Salah) e Emad
Técnico: Hany Ramzy

Nenhum comentário:

Postar um comentário