Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Olímpiadas 2012 – Londres : Seleção Masculina de Futebol do Uruguai vence no sufoco os Emirados Árabes


26 de julho de 2012


Uruguai - Fotos Getty Images
Uruguai – Fotos Getty Images
A Celeste volta a ser olímpica, na busca pelo tricampeonato. Em seu retorno ao Torneio Olímpico de Futebol Masculino após 84 anos, o Uruguai soube contornar sérias dificuldades para derrotar os Emirados Árabes Unidos por 2 a 1, no Old Trafford, em Manchester, pelo Grupo A de Londres 2012.
Recém-contratado pelo Botafogo, o meia-atacante Nicolas Lodeiro teve participação decisiva, ao deixar o banco de reservas e fazer o gol da virada no segundo tempo, jogando ao lado de veteranos do prestígio de Luis Suarez e Edinson Cavani.
Essa é a primeira participação da equipe sul-americana nos Jogos desde Amsterdã 1928, ocasião na qual chegou ao bicampeonato olímpico. Agora em busca do tri, o time teve um começo de campanha irregular diante dos bem qualificados estreantes dos Emirados, que garantiram a vaga nos gramados britânicos de modo invicto para o torneio, com sete vitórias e três empates.
Sufoco
Assim como a Espanha na véspera, o Uruguai passou por maus bocados no confronto, sofrendo no primeiro tempo. Seu meio-campo não conseguia criar muito, errava passes, e a posse de bola voltava para o time do Oriente Médio com facilidade. E os rivais sabiam o que fazer com ela, especialmente quando o cabeludo Omar Abdulrahman participava das jogadas.
Foi do camisa 15, inclusive, o passe para o gol que abriu o placar, aos 22 minutos. Ele lançou no meio da zaga para o experiente Ismaeli Matar anotar. Bola de Ouro da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA 2003, disputada em seu país, o capitão Matar saiu livre, dominou, driblou o goleiro Martín Campaña e converteu com tranquilidade para depois comemorar ajoelhado no gramado com seus companheiros, perto da bandeira de escanteio.
A situação podia ter ficado ainda pior aos 25 minutos, quando Ahmed Khalil recebeu o passe na grande área e girou rapidamente para bater. Campaña saiu muito bem, fechou o ângulo se antecipando e fez a defesa. Campaña ainda evitaria um gol de Rashed Eisa, aos 30.
Penando tanto para atacar como para se defender, a Celeste só foi respirar um pouco no final da etapa inicial, com uma intervenção providencial de Gaston Ramirez. O meio-campista acertou uma cobrança de falta perfeita pela direita, encobrindo a barreira e igualando o jogo. A equipe sul-americana saiu no lucro com o 1 a 1 partindo para o intervalo.
Outro jogo
Após a entrada de Nicolás Lodeiro no segundo tempo, com o placar igualado e a pressão evitada, Uruguai cresceu na partida. O meia-atacante contratado pelo Botafogo entrou no lugar do zagueiro Matias Aguirregaray e deu mais volume de jogo ofensivo ao seu time no Old Trafford.
No fim, foi dele o gol da virada. Aos 55 minutos, ele recebeu a bola na ponta esquerda e tocou para o talentoso Luis Suárez. O atacante do Liverpool, constantemente vaiado pelos torcedores de Manchester, fez o corte para o centro da área e preparou o chute de direita. Mal sabia ele que Lodeiro havia acompanhado seu movimento e estava a postos para encher o pé e bater cruzado, no canto esquerdo: 2 a 1.
Com a vantagem estabelecida, a equipe de Oscar Tabárez acabou recuando, jogando dentro do seu estilo que rendeu grandes resultados recentemente: o título da Copa América 2011, o quarto lugar na Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010 e o vice-campeonato da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA México 2011, por exemplo.
Deu certo para manter o placar, mas não sem levar outros sustos, como no minuto 78, em nova jogada criada por Omar Abdulrahman, de muita visão. Pela meia direita, ele encontrou espaço num lançamento rasteiro para o lateral Ahmed Khalil que entrou rapidamente na área e girou para bater cruzada. A bola passou muito perto da trave direita de Campaña.
Na próxima rodada, no domingo, o Uruguai vai enfrentar Senegal, enquanto os Emirados Árabes têm pela frente os anfitriões da Grã-Bretanha. Com informações do fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário