Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de julho de 2012

VarejoMAIS em Ação é lançado, pela primeira vez, em Santo Inácio e em Presidente Castelo Branco


Inscrições já estão abertas para empresários do comércio varejista dos dois municípios; atividades começam no final de julho e objetivam desenvolver a gestão profissionalizada

Empresários de micro e pequenas empresas e profissionais do comércio varejista dos municípios de Santo Inácio e Presidente Castelo Branco, no noroeste do Paraná, têm a oportunidade de participar, pela primeira vez, do VarejoMAIS em Ação. A iniciativa, do Sebrae/PR e do Sistema Fecomércio/PR, objetiva promover o fortalecimento das empresas por meio de capacitações que desenvolvam a gestão profissionalizada.

O Programa, lançado e apresentado em Santo Inácio no último dia 12, e em Presidente Castelo Branco, no dia 13, é estruturado em oito módulos, que serão executados por meio de treinamentos, palestras e consultorias. Ao longo de três meses, os participantes receberão conteúdos atualizados e relacionados a diagnóstico de loja que compreende atendimentos, estrutura física e gestão, controles financeiros, gestão do visual de loja, promoções internas, entre outros.

Empresários de Santo Inácio que não compareceram aos eventos de lançamento, mas que têm interesse em participar, ainda podem efetivar inscrição na Associação Comercial e Industrial de Santo Inácio (ACISI), no telefone (44) 3352-1835. Já em Presidente Castelo Branco, os interessados devem procurar a Associação Comercial e Industrial de Presidente Castelo Branco (ACICAB), no (44) 3250-1662.

O consultor do Sebrae/PR, Marcelo Wolff, explica que o VarejoMAIS em Ação foi desenvolvido especialmente para empresários que buscam soluções práticas e resultados imediatos, num setor altamente competitivo. Para isso, o Programa disponibiliza soluções que vão desde a área operacional até a estratégica. "O empresário do comércio precisa permanecer antenado em seu mercado para que tenha condições de estabelecer mudanças assertivas em sua loja", observa Wolff.

Ainda de acordo com o consultor do Sebrae/PR, grande parte dos empresários que atuam no varejo acredita que investir no atendimento aos clientes é a melhor estratégia para se diferenciar no mercado. No entanto, Marcelo Wolff enfatiza que conhecer a realidade do seu negócio, planejar o futuro, realizar e monitorar adequadamente dos controles financeiros e o estabelecimento de um plano de ação também são processos importantes, que podem determinar o sucesso ou o fracasso de um empreendimento.

“O VarejoMAIS em Ação permite que o empresário olhe para a empresa em sua totalidade. Além disso, queremos mostrar que, muitas vezes, atitudes simples podem mudar o rumo dos negócios. O vitrinismo, por exemplo, é uma estratégia de marketing de baixo custo que pode melhorar as vendas imediatamente”, destaca Wolff. 

O diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval), Antonio Fernandes Barbosa, compareceu ao evento de lançamento em Santo Inácio e afirma que a iniciativa é uma oportunidade única e acessível para os empresários. “Hoje, o cliente realmente está muito exigente e informado. Por isso, o lojista precisa estar preparado para oferecer um excelente atendimento e uma experiência positiva, além de apresentar um visual de loja agradável e atraente”, enfatiza. 

Lilian Povh, representante do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), esteve no evento de lançamento em Presidente Castelo Branco, e garante que a iniciativa é fundamental para o acesso a conhecimentos atualizados. “Temos a certeza de que, a cada ano, este Programa crescerá e contribuirá para o desenvolvimento do comércio", reforça.

Programa
O VarejoMais em Ação oferece aos empresários uma sequência de módulos. O primeiro visa esclarecer a importância de aderir ao Programa, tendo em vista os resultados que poderão ser atingidos. No segundo e terceiro, o participante desenvolve o auto-diagnóstico e um plano de ação de curto e médio prazo, que contribuem para detectar quais são as potencialidades e as vulnerabilidades de cada empresa.

No quarto módulo, é a vez do treinamento “A Vitrine Ajudando a Vender: Estrutura Física, Fachada e Vitrine de Loja”. Já a quinta e sexta etapa abordam os controles financeiros essenciais e a gestão financeira da empresa. 

Para o sétimo encontro está programada a palestra “Campanhas Promocionais Fazendo a Diferença”, que trará dicas estratégicas sobre como elaborar promoções internas nas lojas. E, por fim, a palestra “Fazendo a Diferença no Atendimento ao Cliente”, que fará uma abordagem completa do processo de atendimento, envolvendo todos os colaboradores e gestores das empresas.

Vale frisar que, entre as atividades dos módulos, consultores credenciados do Sebrae/PR acompanharão as empresas, prestando consultorias individuais. 

O VarejoMais em Ação é uma iniciativa do Sebrae/PR e do Sistema Fecomércio/PR que, em Santo Inácio, conta com a parceria da ACISI, Sincoval e Prefeitura Municipal. Já em Presidente Castelo Branco, os parceiros são a ACICAB, Sivamar e Prefeitura Municipal. 
Mais informações sobre o VarejoMais em Ação podem ser obtidas na Central de Relacionamento do Sebrae/PR, no 0800 570 0800. 

Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Integrada - empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck (41) 3035 5669 ou (41) 9602 7541
Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Graziela Castilho
Leandro Donatti –  Jornalista do Sebrae/PR –  (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

Nenhum comentário:

Postar um comentário