Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

NOTÍCIAS DE MANDAGUARI - PR

Dia Nacional do Livro


O dia 29 de outubro foi escolhido para ser o “Dia Nacional do Livro” por ser a data de aniversário da fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil.

Seu acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, etc., ficava acomodado nas salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro. A biblioteca foi transferida em 29 de outubro de 1810 e essa passou a ser a data oficial de sua fundação.

Mandaguari tem a biblioteca central, denominada Alcyr Castelo Branco, além de possuir acervos também nas escolas. Em breve será inaugurada a Biblioteca Cidadã, localizada na entrada do Jardim Boa Vista, ao lado do Fórum Eleitoral e das futuras instalações da Agência da Previdência Social.

A cidade tem também o espaço Cultural São Francisco de Assis, inaugurado em dezembro de 2009, em homenagem à saudosa professora Maria Aparecida Zanata Peres, que faleceu em 2008. O local possui mais de 2000 livros que eram de propriedade da “Cida Peres”, como era mais conhecida. Além de obras de arte, artesanatos, cerâmica, quadros, estatuetas, fotografias e objetos antigos utilizados pelos pioneiros, existe também um acervo diversificado de livros. O espaço foi organizado e é administrado pela irmã da Cida, a também professora e proprietária da residência, Josepha Peres.


DICAS DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA



“E AS BISNAGAS?”

DESDE 2006 ESTÁ PROIBIDO O USO DE BISNAGAS DE MAIONESE, CATCHUP E MOSTARDA EM CARRINHOS DE LANCHES, PADARIAS, LANCHONETES, EM TODOS OS ESTABELECIMENTOS QUE COMERCIALIZEM ALIMENTOS PRONTOS PARA O CONSUMO.



OBJETIVOS DA PROIBIÇÃO:

• EVITAR O CONSUMO DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS, COM ISSO DIMINUINDO POSSÍVEIS DOENÇAS RELACIONADAS COM O CORAÇÃO;

• EVITAR O AUMENTO DO TRIGLICÉRIDES E DO COLESTEROL RUIM;

• CONTROLAR A OBESIDADE, PRINCIPALMENTE EM JOVENS E ADOLESCENTES;

• E PRINCIPALMENTE EVITAR INTOXICAÇÕES E/OU INFECÇÕES PELO USO DE MAIONESE, CATCHUP E MOSTARDA CONTAMINADAS COM SALMONELAS, COLIFORMES FECAIS (FEZES) E OUTRAS BACTÉRIAS.


DENUNCIE O USO DE BISNAGAS.

A SUA SAÚDE É NOSSA PRIORIDADE!

3233-3035



Secretaria Municipal de Saúde

Setor de vigilância Sanitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário