Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

SARANDI...EU POSSO!...SIM!...NÓS PODEMOS!!!

Com o emblemático slogan “Sim, nós podemos” da campanha eleitoral de Barack Hussein Obama II o egrégio assumiria como o primeiro Presidente negro eleito da história dos Estados Unidos da América, ou seja, o quadragésimo quarto Chefe de Estado daquela república democrática.

Isto vem a ser um exemplo a todos de que não devamos, jamais, subestimar o potencial agregado de uma nação ou de um povo, principalmente para aqueles que acreditam que o “sonho é possível”, basta para tal feito ter dedicação, determinação e disciplina.

A cidade de Sarandi perpassa por estes momentos turbulentos de renovação de ideais/idéias através de ações conjuntas diante dos inúmeros mecanismos republicanos de participalidade democrática que “pipocam” nos diversos setores de sua sociedade organizada, associações, mídia integrada e dos próprios munícipes.

Temos um povo clamoroso por melhorias, direitos e respeito àqueles que os representam majoritariamente frente às instituições representativas. Porém, este mesmo povo esta aprendendo, paulatinamente, a reconhecer a “função social” que a cidadania encerra dentro do Estado do Direito.

Ao que sabemos, Maringá, Paiçandu e Sarandi situam-se entre os de “alto grau de desenvolvimento” (IPARDES/2003). Apesar que, em muitos casos, esses fenômenos estarem relacionados ao conjunto que compõe a espacialidade polarizada por Maringá, jamais se conseguiu organizar qualquer planejamento conjunto, objetivo principal da implantação da região metropolitana e, muito menos, de Sarandi.

Os cidadãos sarandienses estão saindo do seu estado de “isolamento opinativo” e evoluindo para uma interação maior com os veículos de comunicação social local, bem como contribuindo para uma renovação estrutural da forma de conduzir as políticas e o desenvolvimento sócio econômico local numa apologia semelhante ao slogan Obamista: “Sim, nós podemos”.

Esse redespertar de uma nova esperança local em cima de um planejamento estratégico estandardizada pela seguinte frase de ordem “Repensar Sarandi” se originou em virtude da ampliação dos elementos provocadores de difusão da informação (Rádios, Jornais e Blogs, etc.,) que tem como seus principais apoiadores e difusores: O Povo Sarandiense.

São, dessa forma, elementos agregadores de formação de uma opinião pública mais crítica e centrada nos compromissos futuros de sua cidade vinculados a um desenvolvimento articulado não apenas com as equipes gestoras públicas, mas redistribuindo cada vez mais para uma reabertura dos canais de fiscalidade participativa, só que agora mais interativa.

Portanto, Sarandi se prepara para um “Eu posso...Nós podemos”, mas harmonizada com as suas reais necessidades conjunturais saindo, finalmente, da condição de só “votar”, para uma nova instância republicana, ou seja, ter voz e vez.

Só que agora bem mais “conscientizada” quanto àquilo que será melhor para suas gerações futuras em termos de reivindicações participativas na busca de melhorias estruturais sobre o atual contexto social, político e econômico.

Por

Dr. Allan Marcio

Sarandi/Pr.

Por Dr. Allan Marcio - 044-3264-3553// 044-9912-0638
Conselheiro A. Social – CMAS

Conselheiro da Cidade – CONCIDADE

Conselheiro Comunitário de Segurança – CONSEG

Nenhum comentário:

Postar um comentário