Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

NOTÍCIAS DE MANDAGUARI - GEORREFERENCIAMENTO E FACIAP

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANDAGUARI


Assessoria de Imprensa

e-mail: imprensa@mandaguari.pr.gov.br

Fones: (44) 3233-8400 / 3233-8422 / 8406-8420


Município da Amusep é o primeiro do Estado a concluir o georreferenciamento

O presidente da Amusep (Associação dos Municípios dos Setentrião Paranaense), prefeito de Mandaguari, Cileninho, acompanhou nesta sexta-feira (29) a apresentação oficial do projeto de georreferenciamento desenvolvido pelo município de Marialva em parceira com a Emater. “Viemos prestigiar o prefeito Edgar Silvestre (Deca) e parabenizá-lo por ser o primeiro a entregar o projeto à comunidade em todo Estado”, ressaltou Cileninho.

Também estiveram presentes o gerente regional da Emater em Maringá, agrônomo Romualdo Faccin, prefeito de Itambé, Antonio Carlos Zampar, entre outras autoridades do município e da região. Iniciado há alguns anos, o projeto representa iniciativa inédita no Estado no sentido de levantar informações diversas sobre propriedades rurais a partir e levantamentos de satélite e uso de GPS (Global Positioning System).

O trabalho desenvolvido no município vai servir de base para ser aplicado em outras regiões do Estado. Dados como tipos de solos e altitudes das propriedades rurais, podem orientar o produtor rural sobre quais culturas se adaptam melhor em cada uma das regiões do município.

Projeto de Georreferenciamento desenvolvido no município graças a uma parceria entre a Prefeitura e Emater é complexo e exigiu exaustivo trabalho de campo, com visita às propriedades rurais para obtenção de informações que alimentam um banco de dados.

GEORREFERENCIAMENTO - Georreferenciar uma imagem ou um mapa é tornar suas coordenadas conhecidas num dado sistema de referência. Este processo inicia-se com a obtenção das coordenadas (pertencentes ao sistema no qual se planeja georreferenciar) de pontos da imagem ou do mapa a serem georreferenciados, conhecidos como Pontos de Controle. Os Pontos de Controle são locais que oferecem uma feição física perfeitamente identificável, tais como intersecções de estradas e de rios, represas, pistas de aeroportos, edifícios proeminentes, topos de montanha, dentre outros. A obtenção das coordenadas dos Pontos de Controle pode ser realizada em campo (a partir de levantamentos topográficos, GPS – Global Positioning System), ou ainda por meio de mesas digitalizadoras, outras imagens ou mapas (em papel ou digitais) georreferenciados.





PREFEITURA MUNICIPAL DE MANDAGUARI

Assessoria de Imprensa

e-mail: imprensa@mandaguari.pr.gov.br

Fones: (44) 3233-8400 / 3233-8422 / 8406-8420



LEGENDA

Rainer Zielasko, novo presidente da Faciap e o presidente da Aceman, Evanir Stadler


Um mandaguariense na Faciap

Evanir Stadler, presidente da Aceman (Associação Comercial e Empresarial de Mandaguari), fará parte da nova diretoria da Faciap (Federação das Associações Comerciais do Paraná), cujo novo presidente eleito é o empresário de Toledo, Rainer Zielasko. Para se ter uma ideia da representatividade que a cidade ganha em nível estadual, são 20 nomes no Conselho Superior da entidade entre os 399 municípios do Paraná.

Integrar e fortalecer as entidades que compõem a federação e trabalhar em prol do desenvolvimento do empresariado paranaense. Este é o pensamento que a nova diretoria da Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap) promete seguir na nova gestão, liderada pelo empresário toledano, que é diretor da Fiasul Indústria de Fios, foi presidente da Acit (Associação Comercial e Empresarial de Toledo) na gestão 2006-2007, é conselheiro do Sicoob Central Paraná e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT).

A eleição da nova diretoria foi realizada na quarta-feira (19), durante a 20ª Convenção Anual da Faciap, em Foz do Iguaçu. O mandato é de dois anos e inicia-se a partir de janeiro de 2011. A posse está marcada para o dia 29 de novembro em Curitiba. Zielasko sucederá a Ardisson Naim Akel. A diretoria Faciap é composta por 12 vice-presidentes e é representativa de todas as coordenadorias regionais. A entidade está presente em 75% dos municípios paranaenses, congrega cerca de 300 associações comerciais que representam aproximadamente 50 mil empresas associadas.

Segundo Stadler “vai ser muito importante fazer parte da diretoria da Faciap, pois no Paraná com 399 municípios e a cidade de Mandaguari fazer parte da nova diretoria é motivo de orgulho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário