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quinta-feira, 29 de março de 2012

Encontro sobre liderança reúne mais de 300 empresários em Maringá

Tema foi debatido durante Seminário Desafios do Crescimento, do Sebrae/PR; atitude, comprometimento, postura humanista e ousadia foram alguns dos pontos abordados

A segunda edição do Seminário Desafios do Crescimento, realizada pelo Sebrae/PR na última terça-feira, dia 27, em Maringá, lotou o anfiteatro do Hotel Bristol, com empresários e representantes de micro e pequenas empresas do noroeste paranaense. Mais de 300 pessoas ouviram, atentas, dicas de palestrantes e empresários de sucesso, que compartilharam conhecimento sobre o tema liderança.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, falou sobre “A Arte de Liderar”. “Assim como na arte, ser líder não é somente exercer um dom. É preciso treinar muito. Liderança dá trabalho, sim. É fruto de uma escolha que se faz e tem que ser exercitada com constância para atingir excelência”, enfatizou.

Com base em exemplos de líderes mundiais, Allan Costa destacou o papel social do líder. “Os líderes éticos, comprometidos com um propósito social e não somente com resultados financeiros, são insubstituíveis. O líder tem de promover condições positivas para que os profissionais se sintam bem no trabalho, mas também deve manter as pessoas fora da zona de conforto, para que a equipe sempre busque melhorar.”

Lições práticas

Os empresários Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work Brasil; e Marcus Hadade, fundador da Arizona; e Marcia Manfrin, diretora-presidente da Apetit Serviços de Alimentação, compartilharam experiências práticas sobre liderança. O debate foi conduzido por Pedro Melo, autor do Blog Empreendedor, do Portal Exame, e dos livros Startup Brasil e Guia de Sobrevivência do Empreendedor.

Para Ruy Shiozawa, um bom ambiente de trabalho resulta em menos gastos e maior produtividade. “Construindo um clima agradável para os colaboradores, isso volta para a empresa em resultados. Apesar de simples e, até óbvio, é preciso lembrar aos líderes que pessoas infelizes geram clientes infelizes. Um clima bom, é muito mais lucrativo. Ouçam seus funcionários e construa confiança”, propôs.

Marcus Hadade também salientou que a felicidade no ambiente de trabalho se faz nos pequenos detalhes. “E essa construção se dá desde o processo de contratação. Normalmente, olhamos as competências técnicas, mas a tendência é avaliar comportamento, atitude e valores. É preciso formar equipe com cultura compatível, porque técnica se treina com mais facilidade, já as habilidades pessoais, não”, orientou o empresário.

No centro do debate, também figurava uma mulher com comum sucesso empresarial na região. Marcia Manfrin, diretora-presidente da Apetit Serviços de Alimentação, empresa sediada em Londrina, lidera uma equipe de mais de 1,7 mil colaboradores. Ela contou que 91% do quadro de funcionários são compostos por mulheres.

“A inserção das mulheres vem crescendo porque elas conseguem agregar a humanização no ambiente de trabalho, por ter mais carinho no trato com pessoas e por serem mais detalhistas. Eu, como líder, também sou comprometida com os detalhes, percebo o perfil de cada pessoa e busco conhecer as expectativas dos liderados”, enfatizou Manfrin.

A diretora-presidente acrescentou que também procura manter uma cultura de transparência e de verdade na equipe, o que gera confiança. “Atualmente, nosso índice de rotatividade é de 3%, o que é muito positivo e reduz custos. Além disso, estamos entre as 20 melhores empresas para se trabalhar no Paraná”, celebrou a conquista.

Oportunidade

Rangel Rampazzo, empresário da gráfica Caiuás, em Maringá, não perdeu a oportunidade de participar do evento. “Tenho 43 colaboradores e, ultimamente, temos trabalhado para valorizar a gestão de pessoas e de qualidade e a liderança. O evento abordou pontos de vista diferentes e pertinentes. Fique satisfeito e vou pôr as ideias em prática”, relatou.

Na plateia, André do Amaral Aguiar, empresário da A3W, no segmento de criação e desenvolvimento de sites, também prestava a atenção no conteúdo e ficou impressionado com o profissionalismo dos palestrantes e debatedores. “Aprendi conceitos fundamentais sobre liderança e observei que posso aplicar essas percepções e práticas bem-sucedidas não só com uma equipe, mas também com os clientes e em todas as áreas da vida.”

Para o gerente regional do Sebrae/PR, no noroeste do Estado, Luiz Carlos da Silva, as palestras e o debate apontaram dicas pertinentes sobre boas práticas. “Percebemos que o interesse dos participantes foi do início ao fim, justamente pelo fato de trazer a experiência de profissionais de sucesso, que demonstraram, na prática, que é possível liderar com atitude, comprometimento, inspiração e paixão, trazendo melhores resultados para os empreendimentos”, apontou o gerente regional.

O estrategista e humanista, Marcos Aurélio Vianna, fechou a programação assegurando que liderar pessoas é um grande desafio no mundo corporativo. Para tanto, é fundamental aceitar ou ouvir novas ideias e perceber que uma nova geração de líderes vem se formando. “Nós temos de descobrir o que é necessário nesse novo momento. A empresa tem que deixar um legado. Precisa dar resultado, é claro, mas tem que deixar a criação de um valor.”

O Seminário Desafios do Crescimento, realizado em todo o Estado, faz parte do Sebrae Mais – Programa Sebrae para Empresas Avançadas, que tem como objetivo auxiliar empresários de empresas mais estruturadas e que buscam o crescimento no mercado.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Informações para a imprensa:
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