Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de março de 2012

Em Maringá, evento incentiva boas práticas de fabricação em agroindústrias

Encontro com produtores será realizado no próximo dia 12 de março; objetivo é apresentar a importância de garantir a qualidade e a segurança dos alimentos produzidos pelos produtores rurais

O Sebrae/PR e o Centro Universitário de Maringá (Cesumar) promovem no próximo dia 12, às 8h30, em Maringá, um encontro destinado às pequenas agroindústrias da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), que compreende trinta municípios da região noroeste do Paraná. O evento acontece na sede regional do Sebrae/PR, que fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116.

O objetivo, segundo o consultor do Sebrae/PR, Joversi Luiz de Rezende, é apresentar o Programa de Implantação de Boas Práticas de Fabricação e Manuseio em Agroindústrias (BPFM). A solução, do Sebrae/PR, consiste em um conjunto de princípios e regras que deve ser adotado pelas indústrias para o correto manuseio de alimentos.

“A proposta é apontar a importância da adequação higiênico-sanitária das agroindústrias, por meio de metodologias e procedimentos, que são ensinados pelo BPFM”, destaca Joversi de Rezende. Ele acrescenta que o Programa atende as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O evento visa estimular as agroindústrias que ainda não adotam sistema de boas práticas a participarem do Programa para que tenham a oportunidade de melhorar a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores. Dessa maneira, o produtor conquista um diferencial e passa a ter melhores condições para competir no mercado”, afirma Joversi Rezende.

Freud Oliveira, responsável pelo convênio do Cesumar com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), explica que as agroindústrias constituem a vocação regional e, por isso, precisam ser preservadas e incrementadas para que continuem competitivas. “O diferencial vem por meio da qualidade e da inovação, e o BPFM é uma forma de garantir essa segurança para os alimentos, já que são itens cada vez mais exigidos tanto pelo mercado”, frisa.

Na prática, Freud Oliveira afirma que os produtores que conseguem perceber a importância da qualificação, conquistam o mercado de forma mais efetiva. “Já aqueles que não passaram pelo BPFM ainda sentem dificuldades para consolidar os produtos no mercado, daí a relevância de participar das atividades”, destaca.

Somente na região noroeste do Paraná, o Sebrae/PR já implantou o BPFM em 100 agroindústrias, nos anos de 2010 e 2011. O produtor Marcelo Braga é um deles. Há 13 anos no ramo da indústria de doce de leite, ele pretende, ainda este ano, abrir uma fábrica em Flórida e dobrar a quantidade de funcionários. “Ano passado, participei do BPFM e já utilizo os conhecimentos para construir a nova agroindústria conforme as exigências dos órgãos de vigilância”, destaca.

Atualmente, a agroindústria de Marcelo Braga conta com dois colaboradores e está instalada em Mandaguaçu. “Foi muito satisfatório participar do Programa do Sebrae/PR e, agora, pretendo conquistar a certificação dos produtos, porque quem permanece na ilegalidade ou fora dos padrões de qualidade e higiene não consegue se manter no mercado por muito tempo”, enfatiza o produtor.

Programa
O BPFM tem duração de seis meses e é composto por cinco capacitações, com os temas: “Perigos e Higiene Pessoal”, “Condições Ambientais, Instalações e Equipamentos”, “Higiene de Ambientes, Equipamentos e Utensílios”, “Matérias Primas e Insumo” e “Produção e Documentação”. Ao todo, são 16 horas de atividades e dinâmicas que incentivam o aprendizado e a troca de conhecimento entre os produtores e seus colaboradores.

O Programa também oferece 26 horas de consultoria in loco para a elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricação e do Procedimento Padrão de Higiene Operacional (PPHO). “Nessa etapa, os consultores retratam a situação real da agroindústria e apontam o que seria ideal para a empresa atender as exigências vigentes”, explica Joversi de Rezende.

Na metodologia de ensino, atividades teóricas e práticas são aplicadas alternadamente para que os produtores padronizem e documentem cada processo da empresa. “As agroindústrias também têm acesso a profissionais qualificados, como engenheiro de alimentos, e passam a usufruir de melhorias na estrutura física, com procedimentos adequados de higiene pessoal, em ambientes, equipamentos e utensílios, entre outros”, frisa o consultor do Sebrae/PR.

Realizado pelo Sebrae/PR e pelo Cesumar, o BPFM conta ainda com a parceria do MDA, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Amusep, Associação Regional da Agroindústria (AREA) e Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Serviço
Produtores da Amusep podem participar gratuitamente do evento de apresentação do BPFM. Para isso, basta confirmar presença no Sebrae/PR em Maringá, que fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116, telefone (44) 3220-3474, o contato é a Rosana.
As inscrições para o BPFM também devem ser feitas no Sebrae/PR. Há 30 vagas reservadas para pequenas agroindústrias dos diversos segmentos da região, como derivados do milho, soja, mandioca, cana de açúcar, embutidos, conservas de frutas, vegetais, doces, processamento de mel, panificados, massas, salgados, vinhos, laticínios e outros. A participação no Programa também é gratuita.

Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Integrada - empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck (41) 3035 5669 ou (41) 9602 7541
Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Graziela Castilho
(44) 9904-3535 - jornalismomaringa@savannah.com.br
Leandro Donatti – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

Nenhum comentário:

Postar um comentário