Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de março de 2012

Em Maringá, Sebrae/PR abre nova turma para programa sobre gestão de qualidade

Em Maringá, Sebrae/PR abre nova turma
para programa sobre gestão de qualidade

Capacitação abrange desde a organização física e administrativa até os processos produtivos, gerando resultados positivos; aulas começam em 7 de março e as inscrições já estão abertas

Estimular a mudança de hábitos de gestão, com foco na busca pela excelência em qualidade e aumento de competitividade. Este é o objetivo do Programa Sebrae Gestão da Qualidade (PSGQ), que está com inscrições abertas para compor a quarta turma de Maringá e Microrregião. A capacitação começa no dia 7 de março e é destinada a pequenas empresas.

A iniciativa faz parte do Sebrae Mais – Programa Sebrae para Empresas Avançadas e, segundo o consultor do Sebrae/PR, Marcos Aurélio Gonçalves, o treinamento envolve um conjunto de assuntos com abordagens teóricas e práticas. “A finalidade é implantar sistemas de gestão de qualidade que impactam diretamente a cultura, missão e resultados da empresa”, salienta.

Para isso, o PSGQ é um treinamento intenso que trabalha tanto a organização física e administrativa quanto os processos produtivos das empresas. “É, sem dúvida, um marco na trajetória empresarial dos participantes, porque traz resultados significativos, como a redução de desperdícios, a melhor aplicação dos recursos e o aumento de produtividade”, completa Marcos Gonçalves.

Luciana Kurihara Manzano é uma das empresárias que participaram do PSGQ em 2011. Catorze anos à frente da empresa Nova Imagem Cosméticos, ela afirma que o Programa abriu sua visão empreendedora, o que lhe permitiu ter mais consciência sobre a realidade da empresa.

“Percebi que capacitar equipe é, de fato, um investimento e também aprendi novas ferramentas, muitas delas simples e quase sem custos de aplicação, que trouxeram ótimos resultados”, enfatiza Luciana Manzano.

A empresária destaca ainda a gestão de processos e o comprometimento dos colaboradores. “Conheci as etapas do cumprimento de tarefas e, como somos um grupo de quatro empresas, pudemos padronizar os processos. A equipe também está engajada, inclusive estamos buscando eliminar os desperdícios, tanto na empresa quanto em nossas casas”, completa.

Programa
O PSGQ foi desenvolvido pelo Sebrae com o apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e consiste em cinco módulos: “Gestão da Qualidade - Fundamentos da Excelência”, “D’Olho na Qualidade - 5S’s para pequenos negócios”, “Parcerias eficazes”, “Gestão da Qualidade - os processos” e “Gestão da Qualidade - Visão Estratégica”. Ao todo, são 98 horas de treinamento em sala de aula e 20 horas de consultorias in company para cada empresa.

O primeiro módulo do Programa traz como tema “Os fundamentos da excelência”. Nesse, o empresário aprende a desenvolver as competências para uma mudança empresarial e pessoal na busca pela excelência. Já o segundo, “D’Olho na qualidade”, mostra novos hábitos para a otimização dos recursos, melhoria do bem-estar físico, mental e social da empresa e respeito com o meio ambiente, com a aplicação do chamado 5S (do idioma japonês: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke, que pode ser traduzido em: descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida).

O terceiro módulo versa sobre as “Parcerias Eficazes” e faz o empresário refletir sobre as relações de parceria, que precisam ser claras, objetivas e harmônicas, além da profissionalização na gestão e obtenção de resultados desejáveis para todos os envolvidos. Os processos da “Gestão da Qualidade” são abordados no quarto módulo, e permitem ao empresário conhecer ferramentas capazes de avaliar e mensurar resultados dos processos de qualidade.

O quinto módulo fecha o cronograma de treinamentos do PSGQ com o tema “Gestão da Qualidade: Visão Estratégica”, estimulando o empresário a desenvolver competências para pensar e agir estrategicamente, formulando e desenvolvendo ações; analisando o ambiente interno e externo; planejando e executando um sistema de medição coerente com as estratégias, no sentido de obter resultados focados e alinhados.

Inscrição
Empresários de pequenas empresas, seja do setor da indústria, comércio e serviços, interessados em participar do PSGQ podem efetivar inscrições na sede da Regional Noroeste do Sebrae/PR, que fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116, ou pelo telefone (44) 3220-3474.

Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios e aos empreendedores interessados em abrir micro e pequenas empresas. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Integrada - empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck (41) 3035 5669 ou (41) 9602 7541
Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Graziela Castilho
(44) 9904-3535 - jornalismomaringa@savannah.com.br
Leandro Donatti – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

Nenhum comentário:

Postar um comentário