Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de março de 2012

Expoingá 2012: “Há 40 anos proporcionando o desenvolvimento do agronegócio”

Expoingá 2012: “Há 40 anos proporcionando o desenvolvimento do agronegócio”

A Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá – EXPOINGÁ comemora em 2012 seus 40 anos de história, uma trajetória aliada ao desenvolvimento da cidade de Maringá. A Feira exerce hoje uma forte atuação na economia regional e estadual, afinal, a cada edição os resultados financeiros da Expoingá são ainda mais significativos, revelando sempre um evento promissor. Milhões são gerados na comercialização de animais e no setor de maquinário agrícola, demonstrando a necessidade percebida pelo agricultor de investir em tecnologia de ponta para elevar a produtividade das lavouras.

De 10 a 20 de maio o Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro se transformará em um grande palco de tecnologia, negócios, shows, entretenimento, leilões, cursos, palestras, entre outros atrativos. É o maior evento de Maringá e integra o Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, sendo um dos mais prestigiados e reconhecidos do país, assim como também no exterior.

“Estamos de aniversário, comemorando quatro décadas de realização da Expoingá. Para a Sociedade Rural de Maringá a data é um marco, o que justifica a preparação de uma Feira especial, diferenciada, com o que há de melhor nos setores do agronegócio, indústria, comércio, serviços, diversão e lazer. Atividades e atrações não vão faltar nesses 11 dias de exposição. Tudo isso aliado à segurança para as famílias visitantes. O aniversário é da Feira, mas o presente quem ganha é a população”, destaca a presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo.

Confira as principais atrações:

Pecuária – O Paraná se destaca na pecuária pela excelência de seu plantel, cujo aperfeiçoamento se dá através da genética, nutrição e sanidade. É aqui que os criadores vêm buscar animais melhorados para seus rebanhos, encontrando qualidade genética, precocidade e sanidade. Pela Expoingá desfilarão aproximadamente 10 mil animais de elite, com genética de ponta e avançada. Entre eles, ovinos, caprinos, suínos, eqüinos, bovinos de corte e leite, pequenos animais.

Bovinos - Na parte de bovinos a novidade este ano é exposição da raça Wagyu, uma raça de origem japonesa que produz o famoso bife de Kobe, uma das carnes mais nobres do mundo. Presença ainda das raças Nelore, Holandesa, Angus, Girolanda, Simetal, Brahman, Jersey, Charolês, Limousine, Senepol, Caracu, Tabapuã e Búfalos. Dentro da Expoingá destaque também para o Torneio Leiteiro, que incentiva a participação de produtores.

Equinos - A novidade fica por conta da grande final das provas Freio de Ouro 2012, que acontece dentro da Expoingá e será quando a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) fará uma avaliação rigorosa e integral do cavalo da raça Crioula. Serão 12 classificações antes da prova final, que acontece em Estéio (RS). A etapa que começa em abril, em Buenos Aires, encerra pela primeira vez do Paraná, reunindo assim seleções máximas da raça e envolvendo a disputa tradicional das famílias do universo crioulista. Tudo isso com transmissão ao vivo do Canal Rural.

Outro destaque durante a 40ª Expoingá é a terceira etapa do Campeonato Nacional de Conformação e Trabalho, da raça Paint Horse. Presença ainda na parte de eqüinos das raças, Quarto de Milha, Mangalarga e Mangalarga Marchador, com animais em exposição, nos leilões e em provas.

Indústria, Comércio e Serviços – A retomada da comercialização de maquinários agrícolas foi importante para a movimentação financeira da Expoingá nos últimos anos e o sucesso deve se repetir em 2012. Empresas famosas do setor serão presenças garantidas, trazendo o que há de mais moderno em tratores, colheitadeiras e ceifeiras debulhadoras.

No setor automotivo o grande lançamento da nova S10, que surge após 16 anos, depois do modelo lançado em 1996 passa pela mais profunda mudança em sua história.

Presença também do Consulado Argentino e de uma Central de Informações sobre produtos e empresas do Paraguai.

Leilões – Quatorze leilões e um Shopping de ovinos integram a programação da Expoingá 2012. Os leilões são responsáveis por grande parte da comercialização da Feira, colocando a venda animais com genética de ponta e avançada. Para este ano estão programados leilões bovinos das raças Nelore, Holandesa, Angus, Girolanda, Touros Nelore PO e Brahman, além das raças equestres Crioulo e Mangalarga Marchador.

Instituições Financeiras Para facilitar a aquisição de bens, instituições financeiras de peso, como o Banco do Brasil e Sicredi, estarão com estandes na exposição, oferecendo aos produtores modernidade e facilidade de pagamentos, com as menores taxas de juros do mercado. Aliás, como o Banco do Brasil atingiu excelentes metas em volume de negócios realizados nas últimas edições da Expoingá, a Feira passou a integrar oficialmente o circuito nacional de eventos do Banco.

Fonte de Conhecimento - Durante o evento serão realizadas palestras, seminários, encontro de produtores, workshop, entre outros com os mais diversificados temas. Do estudante, ao pequeno, médio e grande produtor rural, terão acesso a capacitação e fonte de conhecimento.

Fazendinha – Tradicional já na Expoingá o objetivo da Fazendinha é refletir, em aproximadamente 6,2 mil metros quadrados de área a cadeia produtiva da região, destacada pelo café, leite, madeira, sericicultura, fruticultura, oleicultura, entre outras. Este ano a Fazendinha trabalha com o tema “Qualidade de vida e sustentabilidade”, isso mostrando com ênfase na melhoria de renda da família rural. Já a Maquete Ambiental, grande atração da Fazendinha, vai mostrar a proteção de fontes de água, questões do meio ambiente, assim como chamar atenção para a importância da preservação.

Mix da Agricultura – A Feira terá um espaço de dois mil metros quadrados reservado para a exposição de flores, produtos da agroindústria e empresas que fornecem insumos a essas duas cadeias. Os visitantes poderão conhecer o local, comprar e ainda se deliciarem com a degustação de alguns produtos que saem direto das mãos do agricultor familiar. Instituições de apoio ao desenvolvimento das agroindústrias estarão presentes, esclarecendo duvidas.

Baile Country
O Baile Country 2012 chega em sua 25ª edição e já tem data marcada. Acontece no dia 05 de maio, na Casa do Criador “Joaquim Romero Fuentes” da SRM. Mais 300 jovens, entre 15 e 22 anos se candidataram, e 13 delas disputam a faixa. A vencedora assume o lugar de Jéssica Simões, eleita em 2011. No mesmo concurso, são eleitas 1ª e 2ª Princesas, Melhor Traje, Garota Simpatia e a Preferida dos Internautas.

Companhia de Dança Country da SRM - A Companhia de Dança Country da Sociedade Rural de Maringá (SRM) segue seus trabalhos em 2012. Criada em 2010, o objetivo não é só divulgar o ritmo country, mas também a entidade e suas ações. Este ano o grupo de dançarinos está sob a coordenação da coreógrafa Fernanda Carvalho. A Cia prepara uma apresentação especial para o evento de lançamento da 40ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá - Expoingá.

Palco Cultural – Outra opção de entretenimento durante a 40ª Expoingá será o Palco Cultural, onde diariamente terá apresentações de música, teatro, dança, repetindo assim o sucesso do ano passado. Este é mais um incentivo a cultura, além de valorizar e colocar em evidência os talentos da região. Mais de 30 apresentações estão na programação deste ano.

Jingle e mascote: Em comemoração aos 40 anos a Feira ganha mais duas novidades, o jingle de aniversário e o mascote da Expoingá. O jingle foi criado e gravado especialmente pelo cantor e compositor Barreto, da dupla Junior César e Barreto. Será apresentado durante o lançamento da exposição e, em breve, deve estará na ponta d’língua dos maringaenses.

O mascote surge como representante visual e identificador da Expoingá 2012 e estará presente durante todo o evento. Um “peão” simpático que ganhará vida nesses 11 dias. Ele ainda não tem nome, justamente porque a diretoria da entidade entende que é a comunidade quem ajudará nessa escolha.

Souvenir SRM – De forma inédita a 40ª Expoingá ganha produtos personalizados, como camisetas, bonés, copos, canecas, nécessaire, chapéu, entre outros. Tudo estará a venda no espaço Souvenir SRM.

Parque de Diversões: O conceituado grupo Morenos Park, referência em parque de diversões itinerantes, está de volta, trazendo mais de 30 atrações que garantem a diversão de crianças e adultos. Dois novos brinquedos prometem. Um deles é o “The King”, que foi fabricado na Itália e acabou de chegar ao Brasil. Uma atração radical que possui um assento em carbono e faz movimentos pendulares com rotações e loopings simultâneos, resultando em uma incrível mistura de sensações.

Gastronomia: Além da praça de alimentação instalada no interior do pavilhão de Indústria e Comércio “Christina Helena Barros”, diversas barracas com comidas típicas espalhadas pela extensão do parque. Muito cachorro quente, pipoca, algodão doce, churros, crepes, maça do amor, espetinhos salgados e doces, sanduiches, cocada, quebra queixo, doces caseiros variados, acarajé, churrasquinho, entre tantas outras delícias tradicionais da Feira. Opções de almoço e jantar também, oferecidos pelos restaurantes instalados na exposição, com cardápios variados, servindo tanto a la carte como selv service por quilo.

Barraca Universitária: Complementando o mix de atrações que garantem a diversão e entretenimento dos visitantes, a presença da Barraca Universitária, trazendo as promessas de 2012, os consagrados em todo Brasil e os preferidos do público universitário. Confira alguns nomes já confirmados: Matheus & Kauan, Bruninho & Davi, Israel & Rodolffo, George Henrique & Rodrigo, Rionegro & Solimões, Cristiano Araujo, Sambô, Pedro Henrique & Fernando, Inimigos da HP, Jads & Jadson, Hugo & Gabriel, Adson & Alana.

Shows para todos os estilos - Os shows estão entre os grandes atrativos da 40ª Expoingá. Estilos diversificados irão agitar o palco da Arena de Shows e Rodeios em 2012. Para atender ao público exigente, a diretoria da SRM investiu na diversidade e trará desde a banda Anjos de Resgate - dia em que o acesso a Arena de Shows será feito através da doação de produtos de higiene pessoal e agasalhos - até o tradicional sertanejo universitário com artistas de renome nacional e internacional, passando pela mistura combinada do caipira e folk, com o cantor Almir Sater.

Responsabilidade Social
O evento cumpre sua responsabilidade social, com ações efetivas em prol da comunidade. Se no ano passado a Feira arrecadou 73 toneladas em alimentos e mais de 35 mil itens entre roupas, agasalhos e cobertores, além de produtos de higiene pessoal, este ano não será diferente. Sua programação inclui anualmente café da manhã para idosos, almoços e jantares beneficentes, além da entrada gratuita em dois dias de evento. No dia 14 (segunda-feira) a entrada será trocada por um quilo de alimento não perecível, e no dia 15 (terça-feira) por produtos de higiene e agasalhos. É a oportunidade dos visitantes conferirem de perto as novidades da Feira, ajudando assim entidades assistenciais de Maringá.

Confira a programação completa de shows da Expoingá 2012:

10 DE MAIO (quinta-feira) – GUSTTAVO LIMA: Gusttavo Lima descobriu a sua paixão pela música sertaneja ainda na infância, aos cinco anos de idade. Aos nove anos já começou a cantar profissionalmente. Desde então ganhou destaque no meio dos fãs da música sertaneja devido ao sucesso das canções: “Caso Consumado”, “Revelação”, “Rosas, Versos e Vinhos”, “Cor de Ouro” e “Inventor dos Amores”. Em 2011, veio à gravação do segundo álbum, intitulado “Gusttavo Lima em Casa”.

11 DE MAIO (sexta-feira) - FERNANDO E SOROCABA:
Há quatro anos Fernando foi apresentado ao Sorocaba e a parceria rendeu bons frutos, juntos, estão escrevendo uma nova história na música sertaneja. No terceiro álbum, Fernando e Sorocaba, apostam na mistura de ritmos e na diferente forma de levar o sertanejo para o Brasil e para o mundo.

12 DE MAIO (sábado) – LUAN SANTANA: Em 2009 foi divulgado o primeiro trabalho deste jovem cantor intitulado de "Luan Santana - Tô de Cara 2009". Neste álbum, destaque para as músicas: “Sempre com Você”, “Tô de cara”, “Aqui é seu lugar”, “Meteoro”, “Jogo de Amor”, entre outras. Em 2011, Luan Santana, gravou o DVD intitulado “Ao vivo no Rio”. O cantor é considerado o fenômeno da música sertaneja.

13 DE MAIO (domingo) - JORGE E MATHEUS: Responsáveis por algumas das levadas mais animadas do sertanejo universitário, como “Pode Chorar”, “De Tanto Te Querer”, “Voa Beija Flor”, “Querendo Te Amar”, “Amo Noite E Dia”, entre outras, os goianos Jorge & Mateus, da cidade de Itumbiara, interior de Goiás, ganharam projeção internacional. Com dois CDs e DVDs gravados em turnê pelos Estados Unidos, a dupla decidiu abraçar, em 2010, mais desafios internacionais.

14 DE MAIO (segunda-feira) – ALMIR SATER: Almir Eduardo Melke Sater, natural de Campo Grande (MS), é violeiro, compositor, cantor, ator e considerado um dos artistas sertanejos mais consagrados da música brasileira. Músicas como “Tocando em Frente” e “Ando Devagar” se tornaram clássicos da MPB.
O show é fruto de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Maringá e Sociedade Rural de Maringá. A entrada do show será um quilo de alimento não perecível. As arrecadações serão doadas para o Provopar, que encaminhará os donativos à entidades assistenciais da cidade.

15 DE MAIO (terça-feira) – ANJOS DE RESGATE: A banda Anjos de Resgate é um dos maiores fenômenos da música católica no Brasil, são sete CD´s e 2 DVD´s gravados. Eles já venderam cerca de 1 milhão de cópias, conquistando o primeiro DVD de ouro da história da música católica.

16 DE MAIO (quarta-feira) – VICTOR E MATHEUS e KETHELLEN E SANTIAGO: Neste dia a atração fica por conta de dois shows com duplas sertanejas.

VICTOR E MATHEUS: Com sete anos de estrada, a dupla sertaneja, Victor e Matheus, fez sucesso e consagrou a dupla em vários estados brasileiros com a música “Tchau pra você” que mistura a levada country com a batida do pop-rock. O atual sucesso da dupla foi composto em 2008 por Matheus com a melodia de ‘Te Avisei’ ou ‘tchuru’. A levada leve deu mais certo do que eles imaginavam.

KETHELLEN SANTIAGO: Santiago, 31, canta profissionalmente desde os 15 anos de idade. Nasceu em Franca (SP) e já tem oito CD’S e 02 DVD’S gravados. Kethelen nasceu em Maringá (PR) e aos 10 anos começou se apresentar em festas e gravou um CD com poucas cópias. Em 2011 gravou CD solo com composições próprias e outras de grandes amigos. Juntos hoje Kethelen e Santiago não são só mais um produtos. Com garra e vontade, a dupla se completa em arte, experiência, talento e carisma.
17, 18, 19 e 20 DE MAIO - RODEIO: Uma das novidades para a Expoingá 2012 será os quatro dias de rodeio. O público terá a oportunidade de conferir as melhores montarias em touro, provas de laço e três tambores, com a participação de competidores de renome nacional. Nas edições anteriores a Feira contava com apenas três dias de rodeio. Desta vez, em comemoração aos 40 anos de Expoingá, a proposta é oferecer as famílias um dia a mais de emoção.

Números Expoingá 2012
Público estimado 500 mil visitantes
Animais expostos Aproximadamente 10 mil
Leilões programados 14 leilões e 01 Shopping de Ovinos
Expositores 450 da indústria e comércio e 450 da pecuária
Previsão comercialização setores indústria, comércio e pecuária R$ 250 milhões
Shows 07
Palco cultural Mais de 30 apresentações


Mais informações:
Assessoria de Imprensa SRM
srmimprensa@gmail.com
(44) 3261 -1700 Fax 3261-1712
Assessora responsável : Amanda Freitas
Aline Yuri
Fotografia: Ivan Amorin

Nenhum comentário:

Postar um comentário