Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de março de 2012

Evento, em Maringá, mobiliza construtoras para a conquista de certificação

Sebrae/PR, Sinduscon-NOR/PR e Senai/PR incentivam, no próximo dia 19, empresas que já estão no processo de implantação do PBQP-H para que busquem o selo de qualidade

Apresentar produtos e serviços que tenham garantia de segurança e de qualidade é, cada vez mais, uma necessidade de diversos segmentos empresariais para a permanência no mercado. Nas construtoras, essa tendência é uma realidade.
Para conhecerem os critérios que são exigidos atualmente, para a conquista de uma certificação, empresários do setor, da região noroeste do Paraná, se reunirão no próximo dia 19, às 14 horas, no auditório do Sebrae/PR, em Maringá.

O evento é uma iniciativa do Sebrae/PR, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná (Sinduscon-NOR/PR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (Senai/PR).

O objetivo é mobilizar e motivar o setor para a conquista de certificação. Para isso, técnicos do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar Cert) - órgão responsável por emitir a certificação de sistemas de qualidade para as construtoras do Paraná -, farão a apresentação dos critérios de avaliação.

Joversi Luiz de Rezende, consultor do Sebrae/PR, explica que o evento é destinado a 80 construtoras que já estão em processo de implantação do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H), criado pelo Ministério das Cidades do Governo Federal.

“O Programa trabalha os itens exigidos pelo Tecpar Cert para a conquista da certificação e, por isso, essas empresas estão preparadas para a avaliação”, ressalta.

Na região noroeste, o PBQP-H é aplicado pelo Sebrae/PR, Sinduscon-NOR/PR e Senai/PR. Nesse processo, as entidades têm o papel de capacitar, acompanhar as adequações, mobilizar e incentivar.

“Além das capacitações, o Sebrae/PR também vai subsidiar 80% dos custos do processo de certificação ou recertificação para as construtoras que tiveram faturamento de até R$ 3,6 milhões em 2011”, assinala Joversi de Rezende.

Valdemar Adorno Junior, diretor-executivo do Sinduscon-NOR/PR, adianta que o processo de avaliação é extremamente focado na área organizacional e de procedimentos, e também aborda as práticas de destinação correta de resíduos sólidos.
“O Tecpar Cert realiza um diagnóstico inicial nas construtoras, depois o Senai/PR auxilia os processos de adequações, e, por fim, o Instituto efetua um check list para verificar se a empresa é aprovada”, explica o representante do Sinducon-NOR/PR.

A vantagem de obter a certificação, segundo Valdemar Adorno Junior, está na credibilidade conquistada junto aos clientes. Além disso, o selo de qualidade é uma exigência para atender obras do governo federal, como do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

“Atualmente, os consumidores estão muito bem informados e buscam os serviços de empresas que têm a certificação”, alerta diretor-executivo do Sinduscon-NOR/PR.

Apesar de todos os benefícios, apenas 15% do total de 2 mil pequenas, médias e grandes construtoras da região noroeste do Paraná conquistaram ou estão buscando a certificação.

“Queremos incentivar o setor a implantarem o PBQP-H e adquirirem o selo, porque são itens que estão se tornando obrigatórios para muitos projetos e, inclusive, é uma garantia para a própria empresa, por ser uma forma mais adequada e funcional”, argumenta Valdemar Adorno Junior.

Na prática
José Armando Quirino dos Santos, proprietário da construtora Catamarã Engenharia e Empreendimentos, em Maringá, busca, pela segunda vez, a recertificação, que acontece a cada três anos.

O empresário afirma que a empresa sempre prezou pela qualidade e, há sete anos, implantou o PBQP-H. Com isso, a construtora passou a verificar, anualmente, se continua atendendo todos os quesitos exigidos.

“O Programa proporcionou o aperfeiçoamento da empresa por meio de ferramentas adequadas para manter a qualidade no dia a dia, e seguimos um manual de atividades, que garante a padronização dos procedimentos. Tudo isso é um grande benefício, porque melhora a qualidade e reduz os desperdícios”, afirma José Quirino dos Santos, acrescentando que também passou a transmitir mais credibilidade e segurança aos clientes.

Para participar

Empresários interessados em participar do evento, no próximo dia 19, devem confirmar presença no Sebrae/PR, que fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116, telefone (44) 3220-3474. O contato é a Rosana. Mais informações sobre o PBQP-H também podem ser obtidas no Sebrae/PR ou no Sinduscon-NOR/PR, pelo (44) 3025-7999.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Integrada - empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck (41) 3035 5669 ou (41) 9602 7541
Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Graziela Castilho
(44) 9904-3535 - jornalismomaringa@savannah.com.br
Leandro Donatti – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

Nenhum comentário:

Postar um comentário