Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de março de 2012

Sebrae/PR, em Maringá, orienta agroindústrias para a conquista de certificação de qualidade

Cerca de 100 produtores devem se reunir no próximo dia 19 de março, às 8h30, no escritório da entidade; encontro aponta itens exigidos pela legislação vigente

O Sebrae/PR promove no próximo dia 19, às 8h30, em Maringá, evento destinado às agroindústrias do noroeste do Paraná. A proposta é apresentar os requisitos exigidos para a conquista da certificação de qualidade. A avaliação dos processos produtivos e a concessão do selo são feitas pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (TecparCert), organismo de certificação de sistemas de qualidade.

Cerca de 100 agroindústrias, segundo o consultor do Sebrae/PR, Joversi Luiz de Rezende, devem comparecer ao evento. Trata-se de um grupo de produtores que participaram, em 2010 e 2011, do Programa de Implantação de Boas Práticas de Fabricação e Manuseio em Agroindústrias (BPFM) e, por isso, estão capacitados para a conquista da certificação.

Joversi de Rezende adianta ainda que os itens verificados pelo Tecpar correspondem aos cinco temas abordados nas capacitações do BPFM, que são: “Perigos e Higiene Pessoal”; “Condições Ambientais, Instalações e Equipamentos”; “Higiene de Ambientes, Equipamentos e Utensílios”; “Matérias Primas e Insumo” e “Produção e Documentação”.

O gerente de negócios do TecparCert, Arthur Eduardo de Souza, adianta que, primeiro, será realizada uma visita às agroindústrias para efetivar o diagnóstico e, depois de um período, o mesmo check-list mede a evolução das empresas. “As agroindústrias se adequam aos critérios da certificação durante o processo de implantação do BPFM, e toda a metodologia está em conformidade com a legislação vigente”, reforça.

O Tecpar, de acordo com Arthur de Souza, atua nas áreas de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Desde 1997, também conta com uma unidade de certificação, autorizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que atesta produtos, processos e serviços em conformidade com normas nacionais e internacionais.

“Os programas de certificação do TecparCert garantem um processo reconhecido e seguro. Trata-se, portanto, de uma importante ferramenta para as agroindústrias, porque agrega valor tanto no mercado interno quanto no externo”, salienta Arthur de Souza.

Para os produtores que atingirem 80% de conformidade, além da certificação, também receberão um portfolio, no qual estarão presentes os produtos de todas as agroindústrias qualificadas. O objetivo é propor uma nova forma de marketing e divulgação. “O selo de qualidade, concedido por vários parceiros do Paraná, também pode ser utilizado na identidade visual das agroindústrias”, acrescenta Joversi de Rezende.

O consultor do Sebrae/PR destaca ainda que o Programa Sebraetec - Serviços em Inovação e Tecnologia permite apoio e subsídios de até 80% nos custos da certificação para as agroindústrias. Além disso, favorece o acesso a conhecimentos tecnológicos e inovadores para micro e pequenas empresas.

“No setor do agronegócio, o Sebraetec visa a melhoria de processos e produtos nas agroindústrias ou propriedades rurais, propondo abordagens como design de produção, alimentos seguros, meio ambiente, unidades móveis de atendimento tecnológico e eficiência energética”, exemplifica Joversi de Rezende.

José Sérgio Righetti, engenheiro agrônomo do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), afirma que, atualmente, a garantia de excelência e segurança dos alimentos não é mais considerada como um diferencial, mas sim uma obrigação para se manter no mercado. “Produtores precisam garantir que os produtos são isentos de produtos químicos (pesticidas), de riscos biológicos (bactérias, vermes) e riscos físicos (cacos, pedras).”

O engenheiro-agrônomo afirma ainda que para a conquista do selo de qualidade, além de questões de saúde, aspectos ambientais e sociais também são levados em consideração. “Uma das ferramentas, em parceria com o Sebrae/PR, Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab) e outras entidades, é o Programa Fábrica do Agricultor, que trabalha desde a produção primária até a destinação ao consumidor”, enfatiza.

Romualdo Carlos Faccin, chefe da Seab, informa que a região noroeste do Paraná é a que tem mais união entre as entidades representativas. “Isso é muito positivo porque mobiliza e fortalece o setor”, frisa Faccin, ao acrescentar que, por outro lado, a maior dificuldade do setor é que muitos produtores ainda são pouco habituados com processos de industrialização.

“Tal realidade faz com que a região ofereça menos opções de produtos agroindustriais. Isso exige um trabalho de base, de capacitação, em que os resultados vêm a médio e longo prazo, mas já temos colhidos bons frutos”, completa Romualdo Faccin.

Realizado pelo Sebrae/PR e pelo Cesumar, o BPFM conta ainda com a parceria do MDA, Seab, Emater, Amusep, Associação Regional da Agroindústria (AREA) e Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Serviço
Produtores interessados em participar do evento de apresentação dos requisitos para a certificação devem confirmar presença no Sebrae/PR em Maringá, que fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116, telefone (44) 3220-3474, o contato é a Rosana. O encontro será no auditório da entidade.
Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Integrada - empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck (41) 3035 5669 ou (41) 9602 7541
Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Graziela Castilho
(44) 9904-3535 - jornalismomaringa@savannah.com.br
Leandro Donatti – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

Nenhum comentário:

Postar um comentário