Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de março de 2012

Cidade Empreendedora, em Umuarama, retoma atividades no dia 12

Este ano, as ações serão realizadas em sete bairros e em três distritos; Programa é composto por um conjunto de soluções e é realizado pelo Sebrae/PR e Prefeitura Municipal

O Programa Umuarama Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae/PR e Prefeitura Municipal, retoma as ações de capacitação ainda este mês. Ao longo do ano, a proposta é atender empreendedores e empresários de dez localidades do município, distribuídos em sete bairros e mais três distritos, que são Lovat, Serra dos Dourados e Santa Elisa. Além das empresas do setor de confecções e facções.

O Programa Cidade Empreendedora, salienta o consultor do Sebrae/PR, Adriano Pereira da Silva, é formado por um conjunto de soluções distribuídos em dois grandes projetos: o Projeto Bairro Empreendedor que, somado aos quatro bairros já assistidos em 2011, deve completar em 2012 o número de 11 bairros e três distritos atendidos, totalizando cerca de 126 ações gratuitas (cursos, palestras e oficinas empresariais); e o Projeto de Fortalecimento das Indústrias do Vestuário e Facção de Umuarama, que oferece 200 horas de ações, divididas em consultorias, cursos, clinicas tecnológicas e oficinas empresariais.

A palestra “A Arte de Empreender- Conquistando Sonhos”, ministrada pelo especialista Eliseu Hoffmann, abrirá a programação do Projeto Bairro Empreendedor de 2012. O evento será no próximo dia 12, no Colégio Estadual Lourenço Filho do Distrito Serra dos Dourados.
Já no dia 13, a conferência será realizada no salão da Associação dos Produtores Rurais do Distrito Santa Elisa e, no Distrito Lovat, a palestra acontece no dia 14, na Rua Maringá, 181. Nas três localidades também será apresentado o cronograma das demais ações que serão realizadas nos distritos, e a palestra começa às 19h30.

De acordo com Adriano da Silva, o Cidade Empreendedora objetiva fomentar o empreendedorismo por meio de soluções que estimulem o surgimento de empresas, a formalização, a melhoria da gestão e o aumento da competitividade.

A expectativa, segundo Adriano da Silva, é estimular o desenvolvimento de Umuarama, já que o município tem potencial para se tornar cada vez mais dinâmico e promissor por meio do empreendedorismo. “Em 2011, os empresários foram bastante participativos e pudemos perceber a melhoria da gestão dos negócios, além do surgimento de novas empresas nos bairros”, afirma o consultor do Sebrae/PR.

Adriano Pereira explica que, este ano, o Cidade Empreendedora dará continuidade aos trabalhos para atender o maior número de interessados possível. “Inicialmente, faremos o lançamento do Projeto Bairro Empreendedor nesses três distritos e, na sequência, vamos atender mais sete bairros”, esclarece.

Já sobre o Projeto de Fortalecimento das Indústrias do Vestuário e Facção de Umuarama, Silva afirma que em 2011 foram executadas diversas atividades que terão sequência em 2012 e, por isso, convida os empresários do segmento a continuarem os trabalhos. “Também quero convidar empresas que ainda não participaram do projeto, pois realizaremos diversas ações para o fortalecimento da competitividade deste setor”, reforça o consultor do Sebrae/PR.

Rômulo Jonas Rauen, secretário municipal da Indústria e Comércio, salienta que os empreendedores e empresários umuaramenses estão se despertando para as oportunidades de mercado e para a importância da profissionalização. “Tenho plena confiança no Programa, porque de fato modifica a maneira de pensar do participante, tornando-o mais organizado e entusiasmado”, observa Rômulo Rauen.

Edvaldo Teixeira foi um dos participantes do Cidade Empreendedora no ano passado. Há 17 anos atuando como vendedor de uma empresa de mecânica, ele afirma que tem o sonho de abrir um negócio no mesmo segmento. O empreendedor ressalta que o Programa abriu a sua mente para o conhecimento.

“Antes estava meio ‘cego’, sem saber dos meus direitos e deveres. Agora, tenho uma nova visão do que é empreender e percebi que tenho perfil para isso. Quero abrir a minha própria empresa o quanto antes, só está faltando encontrar um ponto comercial em Umuarama”, enfatiza Edvaldo Teixeira.

Bronie Cordeiro Alteiro é sócia-proprietária da Laços e Rosas, indústria de confecção que está há um ano e meio no mercado de Umuarama, e também participou do Cidade Empreendedora em 2011. Para a empresária, as capacitações foram muito esclarecedoras. “Fomos atendidos com bastante eficácia e o Sebrae/PR nos ajudou a sanar a nossa principal dificuldade, que era identificar as tendências da nova estação”, conta Bronie Alteiro.

Programa
O Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/PR, foi criado para promover o desenvolvimento social e econômico por meio do fortalecimento das atividades empresariais dos municípios. Por isso, a iniciativa é voltada para micro e pequenas empresas formais e informais, para interessados em abrir o próprio negócio e também para o setor do vestuário, seja empresa de marca própria ou facção.

Mais informações podem ser obtidas no Sebrae/PR em Umuarama, que fica na Avenida Brasil, nº 3.404, telefone (44) 3622-7028.

Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Integrada - empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck (41) 3035 5669 ou (41) 9602 7541
Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Graziela Castilho
(44) 9904-3535 - jornalismomaringa@savannah.com.br
Leandro Donatti – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

Nenhum comentário:

Postar um comentário