Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de março de 2012

Compras governamentais é tema de capacitação do Sebrae/PR, em Umuarama

Treinamento começa na próxima segunda-feira, dia 19, e objetiva prestar os incentivos e benefícios para as micro e pequenas empresas venderem para órgãos públicos

Debater sobre os incentivos e benefícios da participação de micro e pequenas empresas nas compras públicas. Esse é o principal objetivo da capacitação “Compras Governamentais: Como Fornecer para a Administração Pública e Reduzir Riscos”, que será realizada de 19 a 22 de março, das 19 às 23 horas, no Sebrae/PR em Umuarama, noroeste do Paraná.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Adriano Pereira da Silva, a capacitação aponta uma nova oportunidade de negócios, porque órgãos públicos são fortes consumidores e bom pagadores. “É uma ótima alternativa para aumentar as vendas, o faturamento e a lucratividade”, reforça o consultor.

Grande parte das micro e pequenas empresas, observa Adriano da Silva, ainda estão presas ao conceito de que licitação pública é um processo complexo, demorado e arriscado. “O treinamento vem, justamente, desmistificar esse modo de pensar, porque a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa garante o direito de tratamento diferenciado, favorecido e simplificado para o segmento”, enfatiza o consultor do Sebrae/PR.

José Alberto Salvadori é o instrutor da capacitação. Formado em Direito pela Universidade Paranaense (Unipar) e em Ciências Contábeis pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), é especialista em Contabilidade Gerencial e professor universitário na disciplina de Contabilidade Pública e Orçamento.

José Salvadori também é consultor credenciado do Sebrae/PR no Programa de Políticas Públicas e presta assessoria para cidades da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM). O profissional também já atuou como secretário de Planejamento e Coordenador Geral em Luiziana e secretário de Finanças e Administração em Campo Mourão, ambos municípios localizados na região noroeste do Paraná.

Na capacitação, o instrutor diz que vai demonstrar as vantagens das micro e pequenas empresas em processo licitatório. Uma delas é o empate, em que o empresário pode ter apresentado um orçamento até 10% mais baixo do que médios e grandes empreendimentos, e tem a preferência para fazer nova proposta de desempate.

Outro benefício, por exemplo, é quando uma micro ou pequena empresa vence uma licitação, mas está com restrições na documentação. Nesse caso, é dado prazo para a regularização, diferente de outros portes de empresas, que não têm essa possibilidade.

“Muitas micro e pequenas empresas ainda deixam de ganhar licitações por desconhecer a Lei Geral. Na capacitação, trabalho com a metodologia de simulação de processos licitatórios. Dessa forma, o empresário compreende na prática os procedimentos e seus direitos”, enfatiza José Salvadori.

José Salvadori também acrescenta que, na capacitação, vai abordar o item Análise de Risco. “Há empresários que entram no processo licitatório sem ter capacidade de atender a demanda solicitada, e acaba prejudicado ou até penalizado. É preciso saber analisar a estrutura do negócio para, de fato, identificar se conseguirá atender o contrato proposto”, salienta.

Inscrição
Empresários de micro e pequenas empresas interessados em participar da capacitação devem efetivar inscrição no Sebrae/PR em Umuarama, que fica na Avenida Brasil, 3.404, telefone (44) 3622-7028. As inscrições permanecem abertas até o dia 19.

Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.
Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Integrada - empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck (41) 3035 5669 ou (41) 9602 7541
Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Graziela Castilho
(44) 9904-3535 - jornalismomaringa@savannah.com.br
Leandro Donatti – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

Nenhum comentário:

Postar um comentário