Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de abril de 2010

Beto Richa e o futuro possível

O Paraná merece reencontrar-se com a harmonia e exorcizar de vez o ranço político e o revanchismo

Beto Richa é ‘leve’. Foi assim que um jornalista se referiu ao ex-prefeito de Curitiba, que deixou o cargo para intensificar a pré-campanha ao governo do Estado. O adjetivo define a jovialidade, o discurso inovador, a percepção política alicerçada na transformação, o comportamento conciliador, a visão de longo prazo, a estratégia e a tática de administrador, cuja competência foi testada e aprovada na capital do Estado.
O Paraná merece reencontrar-se com a harmonia e exorcizar de vez o ranço político e o revanchismo. A conciliação e a convivência pacífica, com respeito mútuo em todas as esferas da sociedade, são elementos intrínsecos à democracia. Traí-los é provocar um desequilíbrio, cujo prejuízo se notabiliza pelo desgaste das relações políticas e sociais. As conseqüências desse cenário são previsíveis, como bem sabemos.
A jovialidade de Beto Richa é emblemática de sua ‘leveza’ – e de sua disposição de colocar em prática um programa de governo renovador, capaz de redesenhar o perfil do Estado a partir do diálogo com sua gente. Aliás, Richa pretende reproduzir pelo Paraná a postura administrativa adotada na prefeitura de Curitiba, marcada pelo contato freqüente e intenso com a comunidade em audiências, reuniões e encontros.
Mais do que democratizar a gestão, Beto Richa se aproveitou desse diálogo com a comunidade para definir prioridades de investimentos, privilegiando a inversão de recursos em obras e serviços que mais imediatamente atendiam as expectativas do cidadão. Assim, acrescentou à sua trajetória política a experiência necessária para alçar vôos mais pretensiosos, que deve levá-lo ao Palácio Iguaçu em outubro.
Pela execução de um surpreendente conjunto de obras e pelo comportamento conciliador e democrático, associado à competência administrativa, Beto Richa se posiciona como um político de perfil renovador, capaz de realinhar o Estado com uma política de desenvolvimento inovadora para alcançar os segmentos mais diversos da efervescente economia paranaense. Não se trata aqui de criar expectativa, mas evocar um futuro possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário