Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Contra os efeitos nocivos de esteróides

Vereador quer que academias exponham cartazes com informações sobre riscos do uso de anabolizantes

Projeto do vereador Evandro Junior que determina a afixação de cartazes com advertência sobre as conseqüências do uso de esteróides anabolizantes nas academias de ginástica e estabelecimentos comerciais que trabalhem com nutrição esportiva foi aprovado em primeira discussão na última sessão da Câmara. O projeto prevê que o descumprimento da lei será punido com multa de R$500 que será dobrada a cada reincidência.
“O uso de substâncias químicas para potencializar os treinos e apressar o ganho de massa muscular é uma grave agressão ao corpo e o consumo desses produtos trazem enormes riscos à saúde, como comprovam pesquisas”, afirma o vereador. Evandro Junior acrescenta que grande parte dos anabolizantes entra no país ilegalmente. “A origem duvidosa desses produtos aumenta o perigo de seu uso”, acrescenta.
Pelo menos 70 efeitos colaterais já foram apontados cientificamente em conseqüência do uso indiscriminado de anabolizantes.Problemas no fígado, inclusive câncer, derrame cerebral, redução do vigor sexual, alterações no comportamento com aumento do nervosismo e da agressividade e desenvolvimento irreversível das mamas são apenas alguns do muitos problemas causados pelo uso continuado da droga.
Os esteróides, produto sintético similar a testosterona (hormônio masculino), é facilmente encontrado em ampolas. Produzido por laboratórios geralmente clandestinos e adquiridos com facilidade pela internet ou por meio de contrabando, a formulação injetável é mais eficiente – e mais cara. O consumo em cápsulas é mais comum exatamente em função do preço. Mas seja lá qual a formulação, os danos para o corpo são os mesmos.
Importante ressaltar que, além dos efeitos devastadores para o organismo, o uso da substância nassegura, por si só, o ganho de massa muscular. A droga, ainda que potencializem o aproveitamento de proteínas e retenham líquidos, provocando o ‘inchaço’ dos músculos, contribuem na verdade para estimular a prática de exercícios – e os excessos provocam ainda mais problemas de saúde, já agravados pelos esteróides.
“São muitas as razões que justificam o apelo aos jovens para que não façam uso dessa substância tão nociva para o corpo e ao disponibilizarem informações sobre a droga as academias estarão prestando um serviço importante não apenas para seus alunos, como também para a saúde pública. Esteróides são drogas perigosas e devem ser abolidas de ambientes onde se cultua o corpo e, por extensão, a saúde”, afirma o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário