Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Projeto Horta Comunitária fortalecido em Sarandi

O projeto Horta Comunitária mantido pela Prefeitura Municipal de Sarandi, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está sendo cada vez mais fortalecido, isso graças as parcerias consolidadas com empresas. Exemplo disso é o projeto Sarandi Saudável, patrocinado pela Eletrosul, que só neste ano já doou mais de 200.000 (duzentas mil) mudas de hortaliças, que por enquanto estão sendo disponibilizadas apenas para a horta localizada no Jardim Nova Aliança.
A vantagem de se ter uma Horta comunitária em Guaratuba são muitas, produzir hortaliças para o consumo de escolas e famílias de baixa renda, melhorar a qualidade da alimentação destas pessoas com redução de gastos e ocupar cidadãos desempregados, são algumas delas.
Em geral, as hortas comunitárias são instaladas em lotes vagos e sua produção abastece famílias que moram perto destes terrenos. São cultivados alface, tomate, rúcula, couve, espinafre, repolho, rabanete, beterraba e cenoura, entre outras verduras e legumes. Na maioria dos casos, a produção é feita a partir dos princípios de agricultura orgânica, ou seja, sem os inseticidas e fungicidas tradicionais, o que garante mais qualidade ao que é produzido.
A secretária de assistência Social esclarece que no projeto um integrante de cada família trabalha um dia por semana, e ao final do mês recebe uma cesta básica pelo serviço prestado. O responsável pela horta do Nova Aliança comentou que as verduras e hortaliças ali plantadas, na sua maioria são destinadas as famílias Carentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário