Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Lula no lançamento da logomarca de 2014: 'Preparação da Copa terá transparência'

JOHANNESBURGO - Em discurso na solenidade de lançamento da logomarca oficial da Copa de 2014, que será no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu à Fifa, no Sandton Convention Centre, em Johannesburgo, empenho do país em realizar a melhor Copa do Mundo de todas. E garantiu:

- A preparação do evento terá máxima transparência. Todos os gastos públicos serão divulgados na internet e poderão ser acompanhados por qualquer cidadão do mundo.

( Logo da Copa 2014 vira motivo de piada e é comparada ao médium Chico Xavier no Twitter )

O presidente ressaltou que a sustentabilidade ambiental será uma das prioridades, além de garantir que a Copa primará pela transparência.
- Faremos também uma Copa verde, como nossas florestas. A sustentabilidade ambiental será uma das marcas da Copa.
 Lula elogiou a organização da Copa de 2010. Segundo ele, "o sucesso dos nossos irmãos africanos representa tremendo desafio para nós do Brasil".
- Vamos aprender com eles. É uma grande responsabilidade, mas o brasileiro gosta de desafios. E faremos uma Copa tão emocionante e bonita quanto os sul-africanos - afirmou o presidente. - Queremos deixar um legado de melhoria das condições de vida do nosso povo. Estamos seguros que encataremos o mundo, assim como a África do Sul encantou o planeta - completou.
Voltando-se para o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, Lula lembrou que não será mais presidente da república a partir de 1º de janeiro de 2011. Mas se colocou à disposição para ajudar no que for necessário.
- Não serei mais presidente, mas continuarei brasileiro e amante do futebol. Pode contar comigo para a gente fazer a melhor Copa do Mundo que um país já realizou. E eu sei que o Brasil é capaz disso - declarou.
Antes do discurso, Lula fez observações elogiosas a ex-jogadores brasileiros que estavam na plateia. Lembrou o gesto de Bebeto embalando neném na vitória sobre a Holanda nas quartas de final da Copa de 94; e citou Cafu, o capitão do penta, em 2002, e também o artilheiro Romário, outro campeão de 94, "o mais irreverente jogador que já vi, bom caráter e boa gente", conforme disse o presidente. Chamando todos de "companheiros", Lula fez menções ainda ao capitão do tri, em 70, Carlos Alberto Torres, "o melhor lateral direito da história, sem demérito a Cafu", e ao técnico Carlos Alberto Parreira, do tetra nos Estados Unidos.
Quando falou dos ídolos estrangeiros, o presidente se atrapalhou um pouco com o passado, embora tenha dado um show de simpatia. Ao se referir ao alemão Beckenbauer, "o melhor jogador que vi, depois de mim e do Pelé", disse que ele jogou com o braço quebrado na Copa de 66. Na verdade, foi em 70 que o "Kaiser" atuou com uma tipoia improvisada, por ter tido o ombro deslocado na semifinal contra a Itália. Sobre o francês Platini, com quem também brincou, Lula voltou a se confundir:
- Platini, você tirou o Brasil da Copa. Você se meteu a marcar um gol de pênalti contra o Brasil - disse o presidente, sobre o Mundial de 86, no México (Platini de fato eliminou o Brasil, mas marcou gol durante o tempo regulamentar e perdeu sua cobrança na disputa por pênaltis).
Antes de Lula, falaram na cerimônia o presidente da CBF e o presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, que começou falando em português, misturou espanhol e, em inglês, disse que o Brasil é o país do futebol:
- O futebol é uma religião no Brasil, um país que escreveu a história do esporte e que tem cinco títulos. Faz muito tempo que o Brasil organizou uma Copa do Mundo. É hora da Copa voltar à América do Sul. Até breve e sucesso para "la Copa Mundial 2014".
O evento foi apresentado pelo casal de atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert e teve shows do grupo Bossa Cuca Nova e da cantora Vanessa da Matta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário