Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Programa educativo promove saúde bucal para pacientes especiais

LEGENDA

Pacientes do CAPS também são atendidos pelo programa

Os pacientes com deficiências mentais geralmente são incapazes de cooperar totalmente com o cirurgião-dentista, porém a maioria consegue seguir instruções, se forem transmitidas de maneira adequada ao seu entendimento. Pensando nisso, a coordenação de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde lança o programa educativo para saúde bucal de pacientes especiais.
“A parceria neste projeto é com a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Mandaguari) que nos recebeu prontamente e com o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que é fruto de um convênio entre o Município e o Governo Federal”, frisa a coordenadora do setor, Melissa Borgo de Carvalho. “Também se sabe que estes mesmos pacientes apresentam certa falta de coordenação motora para estarem realizando uma higiene bucal adequada, sem certa ajuda de terceiros”, destaca.
A base deste projeto procurou basear-se no método neuro-evolutivo, dentro de uma tríade: terapeuta – pacientes – pais, baseando-se numa conscientização, estimulação e busca de prevenção com educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário