Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de junho de 2010

Primeira etapa da vacinação contra pólio acontece neste sábado


Toda criança menor de 5 anos deve receber a imunização

A Secretaria Municipal de Saúde realiza no próximo sábado, 12 de junho, a 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil). Toda criança menor de 5 anos deve receber a primeira dose da vacina.Em homenagem à Copa do Mundo 2010, este ano, a Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite traz como tema “Vacinou, é gol". A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar, na cidade, cerca de 1.973 crianças.
A poliomielite é uma doença causada pelo poliovírus que geralmente ataca as crianças. O vírus da pólio se desenvolve na garganta ou no intestino e é disseminado pela corrente sangüínea. Ao chegar ao sistema nervoso central, ataca os neurônios e provoca a paralisia dos membros inferiores e superiores. Nas ocorrências mais graves, as pessoas infectadas podem até morrer. Em alguns casos, a doença também atinge adultos.
Por isso, a prevenção da pólio deve começar cedo. Os bebês precisam tomar as primeiras doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade, com um reforço aos 15 meses. Mesmo já tendo tomado as doses indicadas, o Ministério da Saúde recomenda que as crianças menores de 5 anos sejam vacinadas novamente.
É importante lembrar que a vacina é segura e não tem contra-indicações. Nos casos das crianças que têm doenças graves, é recomendado que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde mais próximos, pois pode haver a necessidade de um procedimento diferenciado na vacinação.
Todos os anos, o Ministério da Saúde promove duas etapas da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite. A segunda etapa acontece em agosto.
Durante todo o dia, das 8:00 às 17 horas, a vacina estará disponível no Pronto Atendimento Municipal, Posto de Saúde da Vila Antonio, Posto de Saúde do João de Barro, Posto de Saúde do Jardim Planalto, Clínica da Mulher, Clinica Materno Infantil, Posto de Saúde da Vila Brasil, Posto de Saúde de Aquidaban, Posto de Saúde do Cambuí, Posto de Saúde de Santa Fé, Posto de Saúde de São Luiz, Rotary, Escola Julio Farah (Km 113), Salão da Igreja do Jacanã, Associação Comunitária do Caraná e Associação Comunitária do Keller.
A Secretaria de Saúde lembra aos pais para levarem a carteira de vacinação da criança.

Maiores informações: (44) 3232 8354.
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Marialva
Everton Alves / José Roberto Vares
(44) 3232 8354
(44) 8806 6510

Nenhum comentário:

Postar um comentário