Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ator global estrela “Vida de Balconista”

Mateus Solano é protagonista do filme que virou hit na internet; outra atração é o documentário político “Perdão, Mister Fiel”
Assessoria de Imprensa

Antes de ser escalado para um dos papéis de destaque da última novela das oito da Rede Globo, “Viver a Vida”, o ator Mateus Solano participou de algumas produções independentes. Amanhã (26), o Festival de Cinema de Maringá exibe, às 21h, a comédia “Vida de Balconista”, protagonizado pelo ator global antes da fama. O filme acompanha o dia de um balconista de videolocadora que entra em conflito com clientes picaretas, além de um fiscal folgado, cuja intenção é fechar o estabelecimento por desconfiar de que na videolocadora haja comercialização de filmes falsificados. “Vida de Balconista” nasceu de um seriado concebido originalmente para ser exibidos em celulares e via You Tube. Por conta do sucesso dos episódios na internet, os produtores decidiram fazer o longa-metragem. Este é o único longa-metragem de ficção em formato digital que integra a programação do Festival neste ano.
Às 17h, será exibido o documentário político “Perdão, Mister Fiel”. Dirigido pelo estreante Jorge Oliveira, o filme mostra a realidade da perseguição política desencadeada pela ditadura militar brasileira a partir do assassinato do operário comunista Manoel Fiel Filho, em 1976. O filme conta com depoimentos de pessoas que testemunharam as perseguições dos militares de perto, como o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que era sindicalista na época. Na sequência, às 19h, será ministrado um debate sobre Formação de Plateia, comandado pela pedagoga e coordenadora do Cinuem, Fátima Maria Neves e Nelson Bucker, da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Durante o período da tarde, o Festival prossegue com a programação de curtas-metragens. A partir das 14h, serão exibidos 12 filmes de no máximo 20 minutos de diversos estados brasileiros. Entre eles, está incluso o documentário cearense “A Montanha Mágica”. Narrado pelo próprio diretor, Petrus Cariry, o filme tem cenas filmadas em um parque de diversões e discute a sensação nostálgica da infância. O curta-metragem já conquistou diversos prêmios em festivais de cinema, incluindo o prêmio de Melhor Filme Experimental no Festival de Vídeo de Teresina e recebeu Menção Honrosa no Festival Latinoamericano de Cinema de Havana.
Esta edição tem patrocínio exclusivo da Viapar, apoio cultural do Ministério da Cultura, Unidas Rent a Car, Azul Linhas Aéreas, Hotel Príncipe, Hotel Cidade Verde, TV Clipping, Incite FX, UEM 109 FM, Sol Propaganda, Decision e Midiograf, apoio institucional da UEM – Universidade Estadual de Maringá, ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá, Maringá e Região Convention & Visitors Bureau e AVEC – Associação de Vídeo e Cinema, apoio regional das Prefeituras de Mandaguari, Mandaguaçú, Corbélia, Paranavaí, Castelo Branco e Arapongas e realização da Perfil Consultoria Cultural.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa – contato@festcinemaringa.com.br
Mariane Maio - MTB-6890/PR
(44) 9116-3131
Elton Telles- estagiário
http://www.perfilconsultoriacultural.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário