Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Paixões brasileiras retratadas em documentários

Samba e futebol são os temas dos longas-metragens que serão exibidos nesta terça-feira (25)
Assessoria de Imprensa

A 7ª edição do Festival de Cinema de Maringá prossegue com a programação nesta terça-feira (25). O destaque de hoje, às 21h, é o documentário musical “Um Homem de Moral”, que conta a história de um dos mais ilustres sambistas brasileiros. O biografado Paulo Vanzolini teve uma vida musical inusitada. Formado em zoologia, mas músico nas horas vagas, Vanzolini ficou nacionalmente famoso pelas composições de sambas como “Ronda” e “Volta por Cima”, que integram o repertório do cancioneiro brasileiro.
O diretor e roteirista de “Um Homem de Moral”, Ricardo Dias, foi aluno de Vanzolini na faculdade, e decidiu prestar uma homenagem ao ex-professor e eterno músico. O filme já conquistou prêmios em festivais afora, como no Festival do Audiovisual de Pernambuco, em que foi vencedor na categoria Melhor Roteiro e recebeu o Prêmio Especial do Júri, e o prêmio de Melhor Som no Festival de Cinema Brasileiro de Goiânia.
Da música para o futebol, outro documentário que será exibido hoje, às 17h, é o paranaense “Amadores de Futebol”. O filme acompanha o dia-a-dia de clubes de futebol amadores em Curitiba e região metropolitana, colhendo depoimentos de jogadores não-profissionais que conciliam o cotidiano com a paixão pelo esporte. Na sequência, às 19h, a secretária municipal de Cultura, Flor Duarte, a Doutora em Antropologia Simone Costa Dourado e o coordenador do Festival de Cinema, Pery de Canti, vão ministrar uma palestra, cujo tema é Políticas Públicas de Cultura.
Durante a tarde, a partir das 14h, o Festival começa a exibição dos curtas-metragens. “Duas Garotas, Um Banheiro, Traição” foi inscrito como produção de São Paulo, mas o filme é dirigido pelo produtor de Maringá Eliton Oliveira. O filme se concentra em um diálogo entre duas garotas que se encontram em um banheiro e começam a discutir sobre infidelidade. As gravações do filme foram realizadas em um shopping e em uma casa de eventos da cidade.
Esta edição tem patrocínio exclusivo da Viapar, apoio cultural do Ministério da Cultura, Unidas Rent a Car, Azul Linhas Aéreas, Hotel Príncipe, Hotel Cidade Verde, TV Clipping, Incite FX, UEM 109 FM, Sol Propaganda, Decision e Midiograf, apoio institucional da UEM – Universidade Estadual de Maringá, ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá, Maringá e Região Convention & Visitors Bureau e AVEC – Associação de Vídeo e Cinema, apoio regional das Prefeituras de Mandaguari, Mandaguaçú, Corbélia, Paranavaí, Castelo Branco e Arapongas e realização da Perfil Consultoria Cultural.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa – contato@festcinemaringa.com.br
Mariane Maio - MTB-6890/PR
(44) 9116-3131
Elton Telles- estagiário
http://www.perfilconsultoriacultural.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário