Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Festival abrange conteúdo a todos os públicos

De estudantes a aposentados, espectadores de diferentes faixas etárias prestigiam programação do Festival de Cinema de Maringá
Assessoria de Imprensa

A 7ª edição do Festival de Cinema de Maringá até o momento já atraiu mais de 4.400 participantes. Eles assistiram aos filmes da mostra competitiva e paralela, além de participarem dos debates relacionados à cultura, que começaram ontem (24). O primeiro debate, que teve como tema a Lei Rouanet, atraiu um público de 240 pessoas e foi ministrado pelo coordenador do evento Pery de Canti.
Pelo segundo ano consecutivo, as instalações do Festival foram concentradas no campus da Universidade Estadual de Maringá, portanto, grande parte do contingente de espectadores são estudantes universitários, com faixa etária de 18 a 30 anos. Além desse público, muitas famílias compareceram para prestigiar os curtas-metragens que integraram a Mostra Paralela Infantil, realizada no último fim de semana.
É a primeira vez que a estudante de psicologia Nadia Pini, 25, participa do Festival de Cinema de Maringá. Ela diz que passava pela tenda levantada no campus da UEM todos os dias, ficou curiosa e resolveu entrar para assistir alguns filmes. “Importante colocarem a tenda no meio da faculdade para que os universitários tenham acesso aos filmes nacionais. Aqui é um lugar que não está distante, e quando tiver alguma aula vaga, eu já sei onde eu posso vir”, comenta.
O enfermeiro André Medeiros, 21, conheceu o Festival por meio de uma amiga e, desde então, compareceu às sessões todos os dias, até agora. Sobre o evento, o rapaz avalia como uma oportunidade única para ter acesso a este perfil de produções. “São filmes que dificilmente eu iria assistir se não fosse aqui, porque o cinema só traz blockbusters e filmes mais comerciais.” Sobre os filmes selecionados, entre os curtas e longas-metragens, Medeiros cita aqueles que mais lhe agradou. “’Olhar de João’, ‘Inverno’ e ‘Aos Pés’ foram os curtas que mais gostei até agora. Entre os longas, os meus preferidos foram ‘A Erva do Rato’ e ‘Amadores de Futebol’, que é muito bem produzido”, enumera.
Maria Teresinha Achete, 58, se autodefine como “amante do cinema”. É a quarta vez que a aposentada participa do Festival de Cinema de Maringá. Assim como o enfermeiro André, o filme que mais lhe agradou foi o documentário “Amantes do Futebol”. “Adorei este filme, muito bem feito, e também tem tudo a ver com o tema do festival desse ano”, acrescenta. Maria Teresinha passa grande parte do tempo no sítio, mas na época do Festival, faz questão de presenciar as exibições. “Tem que comparecer, tem que prestigiar o nosso cinema, porque o cinema reflete o que o povo brasileiro pensa sobre nós mesmos.”
Esta edição tem patrocínio exclusivo da Viapar, apoio cultural do Ministério da Cultura, Unidas Rent a Car, Azul Linhas Aéreas, Hotel Príncipe, Hotel Cidade Verde, TV Clipping, Incite FX, UEM 109 FM, Sol Propaganda, Decision e Midiograf, apoio institucional da UEM – Universidade Estadual de Maringá, ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá, Maringá e Região Convention & Visitors Bureau e AVEC – Associação de Vídeo e Cinema, apoio regional das Prefeituras de Mandaguari, Mandaguaçú, Corbélia, Paranavaí, Castelo Branco e Arapongas e realização da Perfil Consultoria Cultural.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa – contato@festcinemaringa.com.br
Mariane Maio - MTB-6890/PR
(44) 9116-3131
Elton Telles- estagiário
http://www.perfilconsultoriacultural.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário