Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de maio de 2010

SERÁ UMA NOVA SARANDI DAQUI PARA FRENTE?

Uma frase do inglês Clement Atlee relatando que "A democracia é uma forma de governo que prevê a livre discussão, mas que só é atingida se as pessoas pararem de falar e a agir." Mesmo que esta ação seja um pouco tarde no contexto de Sarandi.
As infindáveis divagações de buscar um “culpado” e generalizar uma situação visando uma responsabilização sobre o atual situação da gestão pública e da própria cidade em si não haverá nem um sentido se não haver uma contraproposta mais reformista como a tentada nesta ocasião pelo vontade do gestor público atual e que realmente melhore as condições sociais. Ademais, tudo é a mesmice de sempre num nepotismo desenfreado.
Fazer valer o sentido da indignação de um povo não se resume apenas a esfera política. Pois toda uma comunidade estar inserida num plano mais amplo do que o político, ou seja, ela avança as barreiras do respeito aos direitos e da dignidade humana como um todo.
Deve-se buscar em cada um dos cidadãos reverem suas formas e métodos de pensar coletivamente, já seria um importante primeiro passo essencial no sentido de melhorarmos objetivando uma comunidade mais organizada e consciente.
Os meios e as forças sociais existem e estão aí para serem utilizadas, só que falta senso de equipe e de propósitos para que esculpamos novos referenciais para esta nossa sociedade tão desacreditada em relação à integridade daqueles que nos administram.
Os longos anos de exclusão congelaram os juízos esperançosos daqueles que sonhavam com uma Sarandi melhor, pois confiamos o que é de bom naqueles que não queriam o bem pela cidade. E deu no que deu.
Erros e desacertos são comuns na humanidade, mas os mesmo contínuos indicam que será necessário revermos as nossas práticas de escolhas democráticas, ou seja, para nos aperfeiçoar ou mesmo para reaprendermos uma maneira correta de fazermos nossos eleitos ser correto e ético.
A maturidade deste processo já se vem de longa data e a apreensão pela comunidade só foi realmente acolhida de pouco meses para cá. Isto em virtude dos novos mecanismos de transmissão de informação transparente e dinâmica que está se edificando em Sarandi.
Não podemos ir contra um povo, mas unidos com ele poderemos vencer qualquer tipo de obstáculo. Só que para isso precisamos ter credibilidade, outra instituição bastante em desuso e pouco afeiçoada em nossos meios públicos em virtude do avalanche de denuncias sobre ingerências e incompetências comuns no cotidiano da administração.
Esta filtragem dos “bons” em relação aos “maus” sempre foi uma função da coletividade organizada. Entretanto, subutilizada por aqueles que realmente poderiam fazer a diferença, ou seja, o povo. Muitas vezes por falta de oportunizar espaços sociais que pudessem fomentar este debate por que aqueles que nos representam.
Portanto, novas transformações estão a caminho, o futuro é agora e a vez da esperança da cidadania está em materializar os ideais de um povo através da simples ação de se reunir e unir para aquilo que querem de melhor para suas vidas: respeito, dignidade, direito e justiça social.

Por
Dr. Allan Marcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário